Quais são as concepções de cidadania
Soluções para a tarefa
Resposta:
Uma cidadania plena é um ideal quase que inatingível desenvolvido no Ocidente, que se desdobra em três direitos fundamentais: civil, social e político.
Explicação:
Quem não se beneficia de nenhum dos três direitos fundamentais para exercício da cidadania, não é considerado cidadão, e quem possui apenas alguns, é cidadão incompleto.
Esses três são:
- Direitos Civis
"Direitos fundamentais à vida, à liberdade, à propriedade e à igualdade perante a lei. Eles se desdobram na garantia de ir e vir, de escolher o trabalho, de manifestar o pensamento, de organizar-se, de ter respeitada a inviolabilidade do lar e da correspondência, de não ser preso a não ser pela autoridade competente e de acordo com as leis, de não ser condenado sem processo legal regular. São direitos cuja garantia se baseia na existência de uma justiça independente, eficiente, barata e acessível a todos" (CARVALHO, 2015).
- Direitos Sociais
"os direitos sociais garantem a participação na riqueza coletiva. Eles incluem o direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à saúde, à aposentadoria." (CARVALHO, 2015)
- Direitos Políticos
"Estes se referem à participação do cidadão no governo da sociedade. Seu exercício é limitado a parcela da população e consiste na capacidade de fazer demonstrações políticas, de organizar partidos, de votar, de ser votado. Em geral, quando se fala de direitos políticos, é do voto que se está falando." (CARVALHO, 2015)
Esses três direitos fundamentam e dão base para qualquer concepção de cidadania.
Bibliografia base:
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 19 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015