Filosofia, perguntado por kimseokjin12matheus, 8 meses atrás

Quais são as cinco lições do mito da caverna de platão?​

Soluções para a tarefa

Respondido por mariaclaraap2849
28

Resposta:Resposta:

*as coisas materias são sombras que não podem tomar o lugar do essencial, os valores imateriais e os bens da alma.

*Ficar dentro da caverna é mais fácil, não sair da zona de conforto mas a filosofia pode te ajudar a sair da caverna.

*a luz vai criar incômodo é mais difícil sair da ignorância, mas aceitar a própria ignorância é um grande passo.

*habituar-se para poder contemplar o mundo superior, fundamentar a nossa existência sobre o bem transcendente aquele que está além de nós e da sentido a tudo.

*Devolver o bem que se recebe, retornar para a caverna para ajudar os outros, buscar cada dia ser melhor.

Explicação:

Respondido por AnthonioJorge
3

O mito mais famoso de Platão é o chamado mito da caverna. Nele, Platão busca simbolizar o esforço do homem para alcançar a sabedoria.  

Neste mito - ou alegoria - o filósofo é aquele prisioneiro liberto que depois volta à caverna para libertar seus antigos companheiros.  O mito da caverna, de Platão, mostra a dificuldade do homem em se libertar da ilusão das aparências.

Encontrado no livro VII de A República, esta alegoria é o modo como Platão coloca o problema do conhecimento:

  • Primeiro, o homem preso dentro da caverna só enxerga as sombras projetadas de objetos. Esta é a sua realidade: é o mundo das sombras (eikones)
  • Em segundo lugar, o homem, ao livrar-se das correntes e sair da caverna, se esforça, em uma subida íngreme, para chegar à planície onde contempla, com os olhos ofuscados por tamanha luz, o sol. Este é o mundo inteligível.
  • Em terceiro lugar, o homem se sente compelido a voltar para caverna com o fim de libertar seus antigos colegas, mas, incompreendido, acaba sendo assassinado.

O resultado do mito é a amostra do problema da mudança da mentalidade, que implica uma mudança na conduta total do homem: quem está acostumado com as sombras nem sequer imagina que há algo mais.

Veneram-se as correntes. E quando alguém surge buscando a libertação dos outros - a ampliação do horizonte de consciência - esse alguém é injustiçado e assassinado. Este foi o caso do mestre de Platão, Sócrates, assassinado pela democracia ateniense.

 

Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/33310643

Anexos:
Perguntas interessantes