quais sao as celulas organicas e as inorganicas
Soluções para a tarefa
Orgânicas:
Proteínas: presentes em todas as estruturas celulares. São formadas por aminoácidos e sua presença é indispensável para o metabolismo do organismo. As proteínas formam as enzimas;
Vitaminas: podem ser hidrossolúveis (solúveis em água) ou lipossolúveis (solúveis em lipídios). São necessárias em pequenas quantidades pelo organismo, e sua falta pode causar doenças. As vitaminas são adquiridas por meio de uma alimentação variada.
Carboidratos ou Glicídios ou Açúcares: são fundamentais, pois dão energia às células e ao organismo. São de três tipos: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.
Lipídios: insolúveis em água, atuam como reserva de energia, isolante térmico etc. São classificados em glicerídeos, ceras, esteroides, fosfolipídios e carotenoides. Compõem estruturas celulares.
Inorgânicas:
Sais minerais: formados por íons. Algumas de suas funções são: formar o esqueleto, participar da coagulação sanguínea, transmissão de impulsos nervosos etc. Sua falta pode afetar o metabolismo e levar à morte.
Água: substância encontrada em maior quantidade nos seres vivos. Pode dissolver diversas substâncias, por isso, é classificada como solvente universal. No corpo humano, representa cerca de 70% do peso corporal. Participa de inúmeras reações químicas em nosso organismo.
A célula é constituída por varias substâncias e elas podem ser inorgânicas (como a água e os sais minerais) que constituem moléculas simples e pequenas e são encontradas livres na natureza ou fazendo parte de um organismo, ou podem ser orgânicos (carboidratos, lipídeos, proteínas) que constituem grandes e complexas moléculas que, obrigatoriamente, possuem em sua composição o elemento químico carbono (C) e são encontradas em todos os seres vivos.
Componentes Inorgânicos
Água - Recobrindo 3/4 da superfície da terrestre, a água é a substância química mais abundante em nosso planeta. As principais funções da água no nosso planeta são:
Dispersar substâncias: ela dispersa substâncias orgânicas ou inorgânicas. Todas as reações químicas da natureza biológica ocorrem em estado de solução.
Transportar substâncias: tanto de dentro pra fora como de fora pra dentro, as moléculas se difundem na água e por elas são transportadas.
Equilíbrio térmico: o excesso de calor pode ser dissipado pelo suor, ajudando na manutenção da temperatura interna de um ser homeotérmico.
Lubrificar: ajuda a diminuir o atrito entre os ossos (nas articulações), por exemplo.
Sais Minerais - que podem ser:
Solúvel: dissolvido em água forma de íons, como o potássio (K+), o sódio (Na+) e o cloro (Cl-), participam do controle osmótico (entrada e saída de H2O nas células) e também contribuem para a passagem dos impulsos nervosos nos neurônios.
Insolúvel - encontra-se imobilizado, como os fosfatos de cálcio que fazem parte da estrutura esquelética dos vertebrados, da casca de ovo, do exoesqueleto ou carapaça de insetos, crustáceos, etc., conferindo maior rigidez aos órgãos em que se encontram.
Componentes Orgânicos
Glicídios ou Carboidratos
Também conhecidos como açucares, os glicídios são os grandes fornecedores imediatos de energiua para os seres vivos. São fabricados pelas plantas no processo da fotossíntese e apresentam em suas moléculas átomos de carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O).
Além de fornecedores de energia, os glicídios possuem também função estrutural, como a celulose, encontrada no revestimento das células vegetais, na constituição dos ácidos nucleicos (material genético).
Os glicídeos são classificados em três grupos:
Monossacarídeos - são os açucares mais simples, formados por pequenas moléculas que não se dividem na presença de água, portanto, não sofrem hidrólise. Os exemplos mais comuns encontramos nos organismos vivos são: glicose (produzido pelos vegetais na fotossíntese), frutose (encontrado nas frutas doces), galactose (encontrado no leite), ribose e desoxirribose (componentes dos ácidos nucleicos).
Dissacarídeos - são glicídeos constituídos pela união de dois monossacarídeos. Quando ingerimos dissacarídeos ou polissacarídeos, nosso sistema digestório os transforma em monossacarídeos para que estes possam fornecer energia para a célula. Todos os dissacarídeos têm função energética e os principais são:
Sacarose: glicose + frutose. Suas principais fontes são: a cana-de-açúcar e beterraba.
Lactose: glicose + galactose. Sua principal fonte é o leite.
Maltose: glicose + glicose. Suas principais fontes são: raízes, caule, folhas dos vegetais.