Português, perguntado por dirijapelavida7845, 1 ano atrás

Quais são as características que diferenciam o ofício do memorando

Soluções para a tarefa

Respondido por TeofiloA
3
Ofícios são documentos elaborados pela Administração Pública que têm como destinatários outros órgãos da Adm. Pub ou mesmo particulares. Servem para tratar sobre qualquer tipo de assunto. Por exemplo, é comum que a Defensoria Pública expeça ofícios aos cartórios de notas a fim de que estes emitam ao assistido da defensoria, que não tem condições de pagar, alguma certidão cartorária que ele precise.

O memorando também pode ser destinado a tratar de assuntos diversos, contudo, este circula apenas dentro do próprio órgão da administração que o expediu. Trocando em miúdos, servem para informar a todos daquele órgão sobre algo, oficialmente. Por exemplo, um órgão pode emitir um memorando para comunicar a seus funcionários sobre uma redução de gastos de papelaria que ocorrerá no órgão, pedindo para que estes economizem, haja vista que está se utilizando papel demais.
Respondido por juliannybona
0

Resposta:

Comunicação interna ou externa.

Explicação:

O memorando é um texto de caráter empresarial ou institucional que serve para estabelecer comunicados e avisos entre setores internos ou entre filiais. Esse gênero textual destaca-se por sua agilidade na transmissão da mensagem, devido à menor burocracia que envolve a criação e o despacho desse documento.

Um memorando pode servir tanto para estabelecer uma comunicação interna, ou seja, transmitir mensagens entre os setores internos de determinada empresa ou instituição; quanto para estabelecer comunicação externa, quando pode transmitir uma mensagem oficial ou mensagem comercial, o que envolve interlocutores não pertencentes à instituição de saída do documento.

Perguntas interessantes