Quais são as características de cada etapa do desenvolvimento de uma rã?
Soluções para a tarefa
espermatozoide+ovulo
ovo fecundado
embrião
girino
metamorfose
metamorfose completa
adulto
espero ter ajudado..
Sobre as características de cada etapa do desenvolvimento de uma rã:
Cada ovo de uma desova de uma rã inicia seu desenvolvimento embrionário logo após ser fecundado. Gradativamente, o embrião se forma a partir de sucessivas divisões celulares, dentro de uma cápsula gelatinosa. À medida que o embrião ganha forma, ele rompe a cápsula e procura, com movimentos esporádicos, fixar-se em algum substrato para completar a formação de seu corpo. Durante todo o seu desenvolvimento, a respiração do embrião é celular, cuja troca gasosa ocorre por difusão.
A sobrevivência até então é garantida pela reserva de alimento armazenado no saco vitelínico, área branca da região abdominal. Com início da respiração branquial, o animal é chamado de larva, até concluir a formação do corpo característico do girino, momento em que terá o seu tubo digestivo com suas glândulas anexas (fígado, pâncreas) em funcionamento.
Quando a larva se transforma em girinos, este passa a colonizar todo o espaço disponível, à procura de alimento. Passa, então, por um longo período de crescimento, até começarem as transformações anatômicas e fisiológicas, que são denominadas de metamorfose, que irão habilitar o animal, na conquista do ambiente terrestre.
O clímax, ou ponto máximo das transformações ocorre principalmente nas estruturas responsáveis pela alimentação e respiração, que são caracterizadas pelas mudanças da boca, encurtamento do tubo digestivo, crescimento das glândulas anexas, e da radical mudança do aparelho respiratório: a presença de um par de pulmões e o coração passa a ter três cavidades, com uma circulação entre ele e os dois pulmões, e uma segunda circulação entre ele e o restante do corpo.
A estrutura óssea também se desenvolve, formando os membros posteriores e anteriores. Durante essas transformações, o animal sobrevive graças às reservas de alimento da região da cauda. O girino passa a se chamar de imago, porque possui a imagem e semelhança de uma rã adulta.
Saindo da água para conquistar o ambiente terrestre, o imago sai à procura de alimento para sua sobrevivência. A fase mais crítica na vida desses animais ocorre durante os primeiros dias de vida e no clímax da metamorfose. Serão os momentos cruciais, pois o animal necessita de local adequado para realizar sua metamorfose, evitando as intempéries climáticas (sol, frio e chuvas) e protegido para garantir sua sobrevivência, pois está susceptível ao ataque dos predadores.
Já no ambiente terrestre, o animal tende a crescer até atingir a maturidade sexual, para reproduzir e perpetuar a espécie.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/875063