quais são as adaptaçoẽs que favorecem a sobrevivencia da vegetação do cerrado as queimadas
POR FAVOR ME AJUDEM!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-Sistema subterrâneo desenvolvido.
2-Caules aéreos espessos.
3-Folhas com estômatos na face abaxial.
4-Cutícula espessa.
5-Pilosidade.
Explicação:
1- Uma das adaptações mais admiráveis é a presença de sistemas subterrâneos. Geralmente espessados, esses órgãos acumulam reservas e possuem gemas, que permitem a rebrota após fogo e seca prolongada. Alguns desses sistemas possuem raízes muito longas que crescem em busca de água. Diversos tipos de sistemas subterrâneos podem ser citados, como os xilopódios, raízes tuberosas, sistemas subterrâneos difusos e os rizóforos. É importante destacar que o fogo pode estimular a formação de brotos.
2- Os caules das plantas do Cerrado normalmente se apresentam espessados em virtude de uma grande camada de súber (camada mais externa da periderme). O súber atua como um isolante, impedindo que o fogo chegue até as partes de tecido vivo da planta. É importante destacar que sua tortuosidade evidente ocorre graças à morte das gemas terminais e do desenvolvimento das gemas laterais, tudo isso em razão da ação do fogo. Outra teoria sugere que sua tortuosidade é uma resposta à toxicidade do solo e baixa fertilidade.
3- As folhas recebem grande incidência de raios luminosos na face adaxial (superior), que faz com que ela aumente a transpiração. Estômatos apenas na face abaxial fazem com que a planta tenha menos perda de água.
4- A cutícula é formada por um composto de lipídios chamado de cutina. Ela é uma substância impermeável que atua como proteção contra a perda de água.
5- A presença de tricomas é uma adaptação importante, pois, eles, além de atuarem na defesa da planta contra herbivoria, atuam diminuindo a perda de água por transpiração e diminuem a incidência luminosa na planta.