Quais são as 3 dimensões da alienação
Soluções para a tarefa
Explicação:
alienação econômica - é quando os trabalhadores são explorados pelo patrão, mas eles não percebem isso (justamente pela crença na ideologia do patrão, e não na ideologia deles próprios). Quando isso ocorre, os trabalhadores não percebem que são uma classe social em contradição aos interesses do patrão. Eles se deixam explorar e não percebem isso. O patrão explora, não porque ele é mau, mas porque ele também sofre efeito da ideologia, o que permite que ele exerça sua dominação como se fosse natural. Acredita-se que alguns são pobres e outros ricos porque Deus, ou o destino, ou a natureza quis assim. Também há aqueles que acreditam que o pobre é pobre porque ele é menos esforçado. Isso são crenças ideológicas (nós pensamos isso naturalmente, sem que ninguém nos diga). Mas quando se estuda/analiza a fundo a gênese do Estado e a história do trabalho, se comprova que o pobre é pobre porque ele é explorado, e a ideologia o leva a crer que não é isso. O pobre trabalhador é levado a crer (pela ideologia) que ele depende unicamente do seu esforço para melhorar de vida (não leva em consideração fatores históricos, econômicos, sociais,políticos etc). Além disso a ideologia leva as pessoa a crer que o preço das mercadorias existem por si só, e não porque alguém trabalhou para produziar aquela mercadoria e a pessoa que vende essa mercadoria se apropriou do trabalho da pessoa que produziu essa mercadoria, para ter seu lucro. Percebe como a pessoa alienada perde algo e não vê isso. A pessoa alienada crê que apenas o salário é o preço justo pelo seu trabalho.
2-Alienação social - é quando as pessoas não notam que os problemas da sociedade são de responsabilidade das próprias pessoas. As pessoas reclamam dos problemas sociais, como se elas não pudessem fazer nada para mudar isso.
3-ideologia intelectual - é a valorização do trabalho intelectual e desvalorização do trabalho braçal. A ideologia leva as pessoas a crer na divisão do trabalho como sendo entre aqueles que pensam (dão ordens) e aqueles que executam as ordens (e nada pensam) Como você pode ver, a ideologia leva as pessoas a esses preconceitos bobos que estão enraizados na nossa sociedade.