Quais relações foram estabelecidas no território brasileiro que contribuíram para a formação de “ilhas de atividades econômicas”e para expansão territorial configurado em “arquipélagos econômicos”?
Soluções para a tarefa
O modo como a nossa colonização, historicamente, se deu, voltada para a exportação para a Europa, e não para o consumo local, com ocupação territorial em zonas litorâneas, contribuiu para esta realidade.
Eram "ilhas de atividades econômicas" na medida que os recursos (geralmente matérias-primas ou produtos agrícolas de baixo valor agregado) eram produzidos localmente e levados ao porto mais próximo, de onde eram vendidos, sem criar uma integração nacional que ligasse a borracha produzida no norte, por exemplo, ao processo de industrialização desenvolvido no sudeste.
Resposta:
As relações coloniais de dominação, expropriação ou exploração e de povoamento em nosso país foram feitas de forma eficiente pela metrópole (Portugal), possibilitando a existência de atividades econômicas que garantiram a Portugal a manutenção do modelo de exploração das riquezas minerais e vegetais em nosso país, e, ainda, dificultando os processos de relacionamento internos. Dessa maneira, Portugal garantiu sua supremacia em relação ao Brasil, e surgiram espaços de produção que não se relacionavam internamente, sendo espaços específicos exportadores e que não se comunicavam entre si, dificultando qualquer processo de integração do território colonial.
Explicação: