História, perguntado por rosineli6668, 1 ano atrás

Durante o governo de João Goulart, a sociedade encontrava-se dividida. Os embates sociais se acirraram em torno da questão das chamadas reformas de base. Explique como essas reformas aprofundaram a divisão existente na sociedade brasileira desse período.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
46

As "reformas de base" que João Goulart, ou Jango, defendiam eram medidas para promover a Reforma Agrária, dividir alguns dos grandes latifúndios, muitos deles improdutivos, entre os milhares de pequenos produtores sem-terras, de modo que deixassem de ser uma classe de pessoas totalmente desfavorecidas e desprotegidas e pudessem ascender, por meio do próprio trabalho e esforço em suas pequenas propriedades, à categoria de uma classe média.

Este projeto, contudo, historicamente sempre foi barrado pelas elites donas de terras no Brasil: em 1850, quando foi proibido o tráfico negreiro e o pequeno produtor, teoricamente, poderia competir com o latifundiário os aristocratas agrários fizeram ser aprovada a Lei de Terras, que proibia qualquer meio de aquisição de terras que não fosse a compra (que os pequenos proprietários não possuíam recursos para fazer) ou a doação do Estado (que jamais aconteceria), de modo que se mantiveram latifundiários e mantiveram os camponeses empobrecidos.

O fato de que estas reformas foram barradas e nunca aconteceram, pois Jango sofreu o golpe militar e foi deposto, fizeram com que a situação de desigualdade se perpetuasse no país, de modo que ainda hoje são perfeitamente perceptíveis as desigualdades na posse de terras, com poucos muito ricos e milhares muito pobres.

Perguntas interessantes