quais praticas de luis xiv caracteriza como um rei absolutista ??
ME AJUDEM PF!!!
Soluções para a tarefa
A partir deste momento, foram realizados os preparativos para que, de fato, o rei reinasse. Foi iniciada a construção do Palácio de Versalhes, fortaleza tornada sede do governo absoluto. Em 1660, Luís XIV assumiu em definitivo o comando do país, cercou-se dos melhores homens da França, entre eles Colbert, seu ministro das finanças.
Retrato de Luís XIV.
Luís XIV
Apesar de coroado Rei, Luís XIV não diminuiu os poderes de Mazarin, a quem devia praticamente toda a sua educação e formação cultural. Uma velha guerra contra a Espanha, iniciada em 1635, estava a terminar, ora isto era favorável à França, pois esta passava a ser potência europeia. O rei de França deveria ser um soldado, assim Luís XIV passou por um treino num campo de batalha.
Para ratificar e dar mais valor ao tratado de paz com a Espanha, Luís XIV, apesar de estar apaixonado há alguns anos pela sobrinha de Mazarin, Marie Mancini, casou em 1660 com Marie-Thérèse da Áustria, filha do rei espanhol, contra a sua vontade, tendo anotado no seu diário: “Exercendo uma tarefa totalmente divina aqui na terra, precisamos parecer incapazes de perturbações que possam compromete-la”.
Para o rei, que se via a si mesmo como representante de Deus na Terra, qualquer desobediência ou rebeldia seria considerada pecado, a sua fé absoluta na divindade da sua missão fizeram com que comunicasse aos seus ministros, após a morte de Mazarin em Março de 1661, que a partir daquela em diante governaria sozinho, pois acreditava que ainda conseguia ter mais poder nos domínios franceses que o próprio Papa.
Luís XIV provocou uma série de guerras entre 1667 e 1697 a fim de expandir as fronteiras da França para o Leste, onde se apropriou de terras do Sacro Império Germânico, isto para assegurar o trono espanhol para o seu neto.
Recebeu formação humanista orientada por Mazarin e prepará-lo para exercer o poder com sabedoria e autoridade, com a morte do cardeal, assumiu o poder (1661) um ano após o casamento com a infanta espanhola Maria Teresa d'Áustria, filha de Felipe IV da Espanha. No seu governo reorganizou o exército dando ao país o maior poderio militar da Europa. Suas ações militares no exterior iniciaram-se com a invasão dos Países Baixos espanhóis, que considerava pertencerem à esposa por direito de herança (1667). O êxito alcançado nessa guerra permitiu-lhe ditar as condições de paz à coalizão de Espanha e Áustria.