Quais partidos existiam na época e quais eram seus projetos para o brasil ?
Soluções para a tarefa
**O Império (1822-1889)
Os primeiros partidos políticos brasileiros surgiram pouco tempo depois de nos tornarmos um país independente.
O Império foi um período muito importante para formação do Brasil como um país independente de Portugal.
A história divide o período em três momentos: o Primeiro Reinado (1822-1831), a Regência (1831-1840) e o Segundo Reinado (1840-1889).
Era uma época em que se tentava construir uma nova identidade nacional. Afinal, o que significava ser brasileiro?
Ao mesmo tempo, se faziam os primeiros esboços do que seria o sistema político do novo país.
Foi durante o período da Regência que se fundaram os dois partidos políticos que marcaram a época: o Partido Conservador (1836) e o Partido Liberal (1837).
Os Conservadores defendiam o fortalecimento do Imperador (que representava o Poder Executivo) e menos autonomia para as províncias (os atuais estados).
Os Liberais, por outro lado, defendiam o fortalecimento do Parlamento (Poder Legislativo) e uma maior autonomia provincial.
Apesar das diferenças, os dois partidos ainda eram muito parecidos um com o outro.
O voto, na época, era censitário, o que significava que apenas homens ricos podiam votar.
Por isso, os dois partidos representavam os interesses de um mesmo grupo de eleitores: proprietários de terra e donos de escravos.
Não é à toa que os dois partidos tinham propostas tão parecidas! Um ditado conhecido da época dizia que “nada é mais Conservador que um Liberal no poder”.
** A República Velha (1889-1934)
No dia 15 de novembro de 1889, o Brasil se tornou, pela primeira vez, uma república.
Assim, a monarquia do Império ficou para trás e, com ela, os partidos políticos passaram por algumas mudanças radicais.
O Partido Republicano Paulista, fundado ainda em 1873, deu o tom do cenário partidário da jovem república: partidos provinciais, sem alcance nacional, apoiados no poder por eleições fraudulentas.
Assim, a Primeira República (1889-1930) foi marcada pelo chamado “Café-com-Leite”, em que o PRP e o Partido Republicano Mineiro (PRM) se alternavam na Presidência da República e atuavam em benefício das suas respectivas elites econômicas locais.
Em 1922, foi fundado o Partido Comunista Brasileiro (PCB), liderado por Luís Carlos Prestes. Na Intentona Comunista, de 1935, tentaram, sem sucesso, tomar o poder.
Já em 1932, fundou-se a Ação Integralista Brasileira (AIB), partido inspirado no fascismo italiano. A AIB teve sua própria tentativa de golpe de Estado, em 1938, mas também fracassou
Em 1937, o sistema partidário mudou radicalmente: o então Presidente Getúlio Vargas deu início a uma ditadura, o que ficou conhecido como o golpe do Estado Novo (1937-1945).
Nesse período, os partidos políticos foram proibidos, com os poucos que sobreviveram levados à clandestinidade.
O fim do Estado Novo, em 1945, trouxe um novo regime democrático, que ressuscitou os partidos políticos brasileiros: o chamado Período Democrático (1945-1964).
Na segunda parte do nosso artigo sobre a história dos partidos brasileiros, você vai saber tudo sobre os partidos getulistas, o período da Ditadura Militar (1964-1985) e as origens de alguns partidos que conhecemos nos dias de hoje!
Nesse período, dois grupos disputavam o poder: o partido português e o partido brasileiro. O partido português reivindicava poderes absolutos para D. Pedro I; e o partido brasileiro queria a submissão do monarca ao parlamento.