quais países tem duas línguas oficiais?
Soluções para a tarefa
Quando se pergunta qual a língua oficial de um país pensamos apenas numa. Em Portugal, fala-se português. Em França, francês. Na Grécia, grego.
Mas, se lhe perguntarem qual a língua oficial de Espanha, o que responde? Espanhol. Está certo, mas incompleto. O espanhol ou castelhano é a língua oficial em termos nacionais, mas há mais línguas oficiais, de cariz regional: galego, basco, catalão e occitano ou aranês.
Na Áustria também é assim: existe uma língua oficial a nível nacional – o alemão – e mais três regionais: esloveno, croata e húngaro.
Mas o país recordista de línguas oficiais é a África do Sul. Tem 11:
africâner
inglês
ndebele
xhosa
zulu
soto setentrional
soto meridional
tsuana
suázi
venda
tsonga
O Brasil não fica muito longe: tem uma língua oficial e oito co-oficiais.
Outro país com várias línguas oficiais é a Índia: sete. E, nos EUA, apesar de a língua oficial ser o inglês em muitos estados, há mais cinco. Entre elas, o espanhol, o samoano e o caroliniano.
Pela Europa, temos a Suíça com quatro línguas oficiais (alemão, francês, italiano e romanche), Itália também com quatro (sendo o italiano a única a nível nacional), a Bélgica com três e o Reino Unido com duas: inglês, ao nível nacional, e galês, no País de Gales.
Na China, só existe uma língua oficial – o mandarim – mas ela é falada por 885 milhões de pessoas. O mandarim é a língua mais falada no mundo.
O espanhol (ou castelhano) é a segunda e só depois aparece o inglês. O português aparece em sexto lugar, com 170 milhões de falantes.
A língua que menos gente usa para comunicar é o Sindi. É usada por 9,7 milhões de pessoas no Afeganistão, na Índia, no Paquistão e em Singapura, apesar de não ser língua oficial.