Quais os tons de violão, do mais agudo ao mais grave?
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Resposta:
Explicação passo-a-passo:
A altura de um som é definida pela sua frequência de vibrações e cada nota musical tem uma frequência que vai de graves a agudos.
As notas que compõem o sistema musical ocidental são representadas pelos nomes dó, ré, mi, fá, sol, lá, si.
Nos países de língua inglesa, elas são representadas respectivamente pelas letras C, D, E, F, G, A, B.
Aqui continuaremos a identificar as notas por letras, mantendo uniformidade com o esquema adotado para identificação de acordes.
Para poder dar nome a todas as notas, da mais grave à mais aguda, esse sistema de nomenclatura é repetido.
Assim, a nota que vem depois do C é D depois E, F, G, A, B reiniciando-se a mesma sequência.
A distância ou “Intervalo” entre uma nota e a mais próxima (acima ou abaixo) de mesmo nome é chamada de uma “Oitava”.
Duas notas em um intervalo de Oitava terão o “mesmo som”, mas Alturas diferentes; uma estará num “registro ou frequência” mais alto do que a outra e será, portanto, mais aguda.
Este é um fenômeno natural, que se baseia na relação 2:1 que existe entre as frequências das duas notas em questão.
O teclado é a referência visual mais imediata para o sistema musical ocidental.
As sete notas são representadas pelas teclas brancas.
As oito teclas brancas que formam uma oitava, contadas a partir do C, formam a escala diatônica de C maior.
No entanto, no âmbito dessa oitava há cinco teclas pretas.
A identificação dessas cinco notas “extras” chamadas acidentes, para as quais não há nomes específicos, é feita da seguinte forma: cada nota da tecla preta é denominada de acordo com relação às notas das teclas brancas adjacentes.
Por exemplo, a nota entre C e D é chamada C# (dó sustenido) ou Db (ré bemol).
As notas que tem dois nomes são chamadas enarmônicas, e o contexto harmônico em que são empregadas determina qual é a denominação apropriada.
A regra geral é usar sustenido quando a melodia ascende até a nota, e bemol quando a melodia descende até ela, a não ser que a armadura de clave especifique de outra maneira.
O intervalo entre uma tecla branca e uma preta é chamado de “semitom”. Dois semitons equivale a um tom. No entanto, observando um teclado, notamos que entre as notas B e C e entre E e F não há nenhuma nota preta.
Isso se dá porque a oitava de sete notas não é dividida em intervalos iguais.
De B a C e de E a F, há apenas um semitom e não um tom. como entre as demais teclas brancas.
A partir de C, contando todos os semitons até o próximo C (uma oitava) teremos doze semitons.
Ao se tocar todos os semitons de uma oitava, obtém-se a escala cromática.
Esse sistema é a base de todos os gêneros da música ocidental.