Quais os tipos de marcações existentes no futsal defina cada uma
Soluções para a tarefa
Os tipos de marcação no Futsal: marcação individual, marcação por zona, marcação mista, marcação pressão no Futsal, marcação meia pressão, marcação meia quadra no Futsal e marcação recuada.
Marcação individual: A marcação individual no Futsal é o popular “cada um, marca um” ou “homem a homem”, ou seja, cada jogador será responsável por marcar um jogador adversário específico da equipe adversária, em qualquer lugar da quadra por onde ele se movimentar.
Marcação por zona: Busca otimizar a ocupação dos espaços, impondo um controle de posição e região, tentando obter vantagem numérica em todos os setores do campo de jogo.
Marcação mista: É a união dos dois sistemas de marcação, marcação por zona e individual. É aplicada quando a equipe adversária tem um jogador que desequilibra a partida. Desta forma, realiza-se marcação individual neste jogador e marcação por zona ao restante da equipe.
Marcação pressão: Podem ser realizadas precedidas de diferentes marcações e ambas em conjunto geram a marcação pressão, que seria a utilização destas ações defensivas de modo coletivo dentro de um time.
Marcação meia pressão: A estratégia de marcação mais utilizada para o desarme, embora seja um tipo de marcação individual, ocorre também a preocupação em interceptar possíveis passes, ou seja, não se pressiona o adversário que está sem a bola
Marcação meia quadra: Nesse posicionamento defensivo a equipe se posiciona a partir do meio da quadra, deixando os adversários sem marcação em sua quadra defensiva, porém quando os adversário entram na quadra de ataque, sofrem forte marcação.
Marcação recuada: É um tipo de posicionamento defensivo bastante recuado, feito próximo a linha de 10 metros na quadra de defesa. Nesse sistema a equipe adversária terá bastante espaço para ficar com a bola, porém, não terão espaços para infiltrações ou tabelas.