Quais os tipos de ligações químicas podem existir? Descreva no mínimo 3 características de cada um dos tipos de ligação.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Explicação:
Olá.
A ligação química é a única forma pela qual os elementos químicos buscam atingir a estabilidade eletrônica, isto é, terem camadas de valência iguais as dos gases nobres (família 18/8A, pesquise sobre a teoria do octeto)
Os principais tipos de ligações químicas são:
- Iônica: A ligação iônica consiste na concessão de elétrons (e¯) dos metais para os ametais (incluindo o hidrogênio) . Isso devido ao fato da diferença de eletronegatividade entre esses dois grupos. O metal dá um ou mais elétrons para o ametal e os dois conseguem se manter estáveis. Geralmente, os compostos formados tem alto ponto de fusão e ebulição. Um exemplo clássico da ligação iônica é o sal de cozinha (cloreto de sódio), formado por uma molécula de sódio (metal alcalino, muito reativo) e outra de cloro (halogênio, gás de coloração esverdeada e venenoso). A ligação ocorre entre dois ou mais metais e ametais.
- Covalente: Já a ligação covalente (ou molecular) só ocorre entre dois ou mais ametais e visa o compartilhamento de elétrons entre os mesmos. Geralmente não há grandes variações de eletronegatividade entre esses elementos químicos e o ametal "compartilha" um ou mais elétrons com o seu vizinho e vice-versa, assim todos saem ganhando. Ao contrário dos compostos iônicos, os compostos moleculares possuem baixos pontos de fusão e ebulição. Podemos exemplificar o ácido sulfúrico, constituido de dois átomos de hidrogênio, quatro de oxigênio e um de enxofre. O ácido é empregado na constituição de baterias de automóveis e bastante utilizado como catalisador em indústrias diversas. É corrosivo e pode causar danos sérios à pele e ao meio ambiente, dependendo de sua concentração.
- Metálica: A ligação metálica, por mais óbvia que seja, é uma ligação que ocorre entre metais diferentes. Sua estrutura é composta de átomos com um número determinado de íons, os quais estão rodeados por uma grande densidade de partículas da eletrosfera (mar de elétrons). Isso propicia aos metais uma excelente condutividade elétrica (o cobre é o melhor condutor, bastante usado em instalações elétricas) e térmicas, além de altíssimos pontos de fusão (o ferro se funde a 1535 ºC). Os metais ainda podem ser somados a outros elementos (ligas metálicas) e tem sua resistência aumentada para diversos usos. O ouro 18 quilates é uma liga metálica, pois possui além do ouro, fração de cobre.
Perguntas interessantes