Quais os sintomas de uma pessoa sedentária?
Qual a melhor forma de sair do sedentarismo?
O que o sedentarismo pode causar?
Que tipos de atividades podemos realizar para evitar o
sedentarismo?
Quais são as principais doenças do sedentarismo?
Qual o melhor esporte para uma pessoa sedentária?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sedentarismo é definido como a falta, ausência ou diminuição de atividades físicas ou esportivas. Considerada como a doença do século, está associada ao comportamento cotidiano decorrente dos confortos da vida moderna.
Explicação:
O que fazer para deixar de ser sedentário
Permanecer menos tempo sentado. ...
Substituir o carro ou deixá-lo longe. ...
Substituir escadas rolantes e elevadores. ...
Assistir televisão de pé ou em movimento. ...
Praticar 30 minutos diários de exercício físico.
1 - Cansaço excessivo, Falta de força muscular, Dor nas articulações devido ao excesso de peso e/ou falta de movimentação da articulação, Acúmulo de gordura abdominal e no interior das artérias, Aumento excessivo do peso e até mesmo obesidade e Roncos durante o sono e apneia do sono.
2 - Para combater o sedentarismo é importante ir ao médico para que seja feito um check-up geral para que seja possível identificar a presença de alguma doença e indicar se a pessoa pode ou não praticar determinadas atividades físicas e em que intensidade e frequência. Inicialmente, é recomendado que sejam feitas caminhadas curtas para que o corpo seja estimulado aos poucos e não exista grande impacto sobre as articulações. Dessa forma, ao manter a prática de exercícios, é possível combater as consequências do sedentarismo e promover o bem estar. Além disso, é importante que a pessoa adote hábitos alimentares mais saudáveis, evitando o consumo de alimentos industrializados, refrigerantes e ricos em açúcar, pois assim é possível garantir os benefícios dos exercícios.
3 - É possível que o sedentarismo aumente o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC, pressão alta e de diabetes do tipo dois, já que é comum de acontecer resistência à insulina, principalmente quando o sedentarismo é acompanhado por uma alimentação rica em açúcar e alimentos industrializados.
4 - (Você poderá ver a resposta dessa pergunta na 2 também)
5 - Obesidade, aumento do colesterol, atrofia muscular, aumento da pressão arterial, problemas articulares, problemas cardiovasculares (Infarto ou AVC), diabetes tipo 2 e distúrbios do sono.
6 - Subir e descer escadas, pular corda, ponte, aeróbico, caminhada e dança.