História, perguntado por anonymousl, 1 ano atrás

História resumida da Tailândia?
POR FAVOR É URGENTEEE

Soluções para a tarefa

Respondido por bryasmincosta19
1

Resposta: O nascimento do Reino de Thai que é agora Tailândia coincide com o colapso do Império Khmer de países vizinhos como o Camboja entre os séculos XIII e XV. Aqui reinava o reino budista de Sukhothai, que foi sucedido no século XIV, pelo Reino de Ayutthaya, que substituiu Sukhothai do seu reinado à força.

Esta situação que coincidiu com a queda dos Kemeres no Camboja, levou muitos dos povos destas terras se exilassem na Tailândia, levando com eles costumes e rituais que foram gradualmente assimilados pela região. O local escolhido foi Ayutthaya, cidade que até o século XVIII foi a maior cidade do país do Sião. No século XVIII Thonburi torna-se a capital do país durante alguns anos, até a capital no final do século XVIII, finalmente mudou-se para Banguecoque, onde actualmente continua.

Quanto aos europeus, os mesmos começaram a chegar à Tailândia, no século XVIII. Britânicos, Franceses, Holandeses, Portugueses e Espanhois começaram a desembarcar nesta terra e pelas ilhas, mas nunca conseguiram uma colonização. Este facto permitiu por um lado a manutenção da identidade e por outro lado, os monumentos mais antigos mantiveram-se inalterados.

Esta situação de não-interferência tanto de Franceses como de Britânicos no território do Sião durante o século XIX permitiu que a Tailândia tivesse um papel importante nos conflitos entre os Franceses e Britânicos em países vizinhos como a Birmânia, Tailândia, Índia ou Indochina ... o que levou a acordos entre ambos a favor da Tailândia.

Em 1932, já no século XX, há uma revolta pacífica na Tailândia e a monarquia no país foi restabelecida após a Segunda Guerra Mundial. A Tailândia aliou-se aos países que perderam a guerra, se bem que esta situação não implicou grandes alterações. Politicamente falando, o país continuou instável. É neste momento que deixa de ser designado por Sião e adopta o nome de Tailândia. No final do século XX, a instabilidade política leva a contínuas mudanças de governo, golpes e tensões.

Na década de 90, o país sofre uma crise económica, mas supera-a gradualmente após momentos de instabilidade política. A corrupção, o tsunami de 2004 e o golpe de 2006, lançaram o país numa crise da qual, com a ajuda de turismo, pouco a pouco está sendo recuperado

Perguntas interessantes