Sociologia, perguntado por lara11borges, 8 meses atrás

Quais os "prós" e os "contras" da mais valia?
porfavor me respondem!!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por imelde
2

Resposta:

O capitalismo tem por objetivo o lucro e para que ele possa ser alcançado se faz necessário a exploração da força de trabalho e os detentores dos meios de produção são quem detém a mais valia. O detentor dos meios de produção ao fazer essa fala de escolha dos mais necessitados, não está sendo “bonzinho”. Ele consegue expropriar uma quantidade maior de mais valia sobre os necessitados que vendem sua força de trabalho por salários que eles consideram “justos” por conseguirem minimamente fornecer a subsistência familiar.

A mais valia é o processo de expropriação do valor do trabalho do proletário pelos donos dos meios de produção, uma exploração do sistema capitalista, o qual os patrões exploravam o trabalho dos seus empregados. Tendo em vista que o produto produzido pelo trabalhador era transformado em mercadoria com a finalidade de lucro para o patrão, assim o trabalhador continuava dependente do capitalismo, o valor recebido mal dava para a sua subsistência, cria-se desta forma a dependência. O trabalhador era tão dependente de um círculo vicioso, do qual tinha apenas a sua força do trabalho tanto nas indústrias como nas lavouras (agricultura).

A mercadoria era vendida ao capitalismo, lucros e rendas, representavam a taxa mais valia do capitalismo em relação ao trabalhador, sendo que o empregador cada vez mais passa a exigir maior obrigação na produção sem apresentar nenhum tipo de compensação em troca e recolhe o aumento da produção de excedentes em forma de lucro.

Acredito que consegui deixar claro o que significa “mais valia” de acordo os escritos nos livros de Marx (2005).

Espero ter auxiliado!

Perguntas interessantes