Quais os processos democráticos e os seus obstáculos ?
Soluções para a tarefa
CONCLUSÃO
Os três fundamentos para que uma gestão aconteça de forma democrática são: autonomia, dialogicidade e participação. Essas permitem que cada sujeito encontre sua função na escola, e dessa forma qualifique suas ações.
Assim, quando o gestor cria meios para alcançar a comunidade escolar, ele beneficia-se com o apoio desses e a distribuição de tarefas torna a escola mais produtiva e qualificada para atender as diferentes necessidades.
O texto traz reflexões sobre Gestão Democrática, como ela está estabelecida na forma legal e como ela ocorre na prática. Isso levando em consideração as peculiaridades da escola parceira, reveladas pelos seus sujeitos. A partir das reflexões, almeja-se que possa haver estratégias geradoras de transformações.
Essas transformações estão ligadas à necessidade de que toda a comunidade escolar tome conhecimento das etapas do processo escolar. Isso para a compreensão da importância de cada etapa e o quanto todos os envolvidos precisam ter o mesmo foco na potencialização do processo de ensino-aprendizagem.
Nota-se que a valorização desses sujeitos se dá à medida que eles percebem que suas ideias e reivindicações são levadas em consideração pela equipe diretiva da escola. Sendo assim, para que a gestão seja democrática são necessárias atividades que permitam aos diferentes sujeitos exporem suas ideias, debaterem suas ações e pensarem juntos no que é melhor para a escola.
Dessa forma, o estágio de Gestão Democrática proporciona oportunidades de vivenciar as situações cotidianas do meio escolar. Essa aproximação com a escola potencializa a compreensão do papel dos gestores escolares e as reflexões sobre as ações que ocorrem nos setores escolares, percebendo a importância de cada setor para o conjunto de atribuições que formam a escola.
A pesquisa oportuniza a troca de experiências à medida que trabalha horizontalmente tratando todos como sujeitos ativos em busca de um mesmo fim, e produz a construção de conhecimentos até então não suscitados pelo processo unilateral.
Assim, o estágio capacita o estudante de Pedagogia a entender como ocorre o processo escolar e evidencia a importância de cada membro da escola. O estágio proporciona a apropriação das práticas escolares, das vivências cotidianas, por isso é de grande valia e fundamental para o bom desempenho das tarefas inerentes à profissão de pedagoga.
O estágio de gestão tem a função importante de conduzir o aluno também pelos caminhos burocráticos e administrativos, contemplando a forma como os sujeitos fazem a escola.
O engajamento proporcionado pelo estágio tem a função de fazer o aluno refletir sobre sua prática pedagógica e o quanto ela influencia no sistema educacional como um todo.