Quais os principais músculos dos Membros Inferiores (MMII) e quais suas funções?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Músculos do Quadril
Músculo Ilíaco. É um músculo plano e triangular que está situado na fossa ilíaca e é recoberto parcialmente pelo m. ...
Músculo Psoas. É um músculo volumoso e fusiforme. ...
MúsculoQuadríceps Femoral. ...
Músculo Sartório. ...
Músculo Tensor da Fáscia Lata. ...
Músculo Grácil. ...
Músculo Pectíneo. ...
Músculo Adutor.
Explicação:
MúsculoQuadríceps Femoral
Este músculo envolve quase que por completo o fêmur. É composto por quatro músculos que recebem nomes distintos, pois tem origens diferentes, mas possuem uma única inserção comum. São eles:
M. reto femoral: É o maior em comprimento. Está situado no meio da coxa e é um músculo bipeniforme.
M. vasto medial: É uma lamina muscular plana e grossa que está situada na face medial da coxa, se confunde com o m. vasto intermédio na sua porção anterior.
M. vasto lateral: É o maior músculo do quadríceps. Recobre quase que toda a face antero-lateral da coxa. Está recoberto pelo m. tensor da fáscia lata em sal região proximal.
M. vasto intermédio: Está recoberto pelo m. reto femoral. É um músculo plano que forma a parte mais profunda do m. quadríceps.
Origem: M. reto femoral: Espinha ilíaca ântero-inferior; M. vasto medial: lábio medial da linha áspera; M. vasto lateral: lábio lateral da linha áspera e trocanter maior; M. vasto intermédio: face anterior do fêmur
Inserção: Tuberosidade da tíbia
Inervação: Nervo femoral
Ação: Flexão do quadril, extensão do joelho, e tensão da cápsula articular do joelho
Músculo Sartório
É o músculo mais longo do corpo humano. É delgado e plano e está situado anteriormente ao m. quadríceps, cruzando a face anterior da coxa. Também é conhecido como músculo do costureiro, pelo movimento típico dos alfaiates que ele proporciona
Origem: Espinha ilíaca ântero-superior
Inserção: Tuberosidade da tíbia, formando a pata de ganso
Inervação: Nervo femoral
Ação: Flexão, rotação lateral e abdução do quadril, flexão e rotação medial do joelho
Trígono Femoral
É uma região com forma de triângulo delimitada pela margem lateral do m. adutor longo, margem medial do m. sartório e pelo ligamento inguinal. O assoalho deste trígono é formado pelo m. íliopsoas e m. pectíneo. Neste trígono encontramos a feixe vasculonervoso femoral, formado pela veia femoral, artéria femoral e nervo femoral. O espaço abaixo do ligamento inguinal, por onde esse feixe passa, é dividido pelo arco pectíneo, em duas lacunas. Uma lacuna muscular, mais lateral, por onde passa o m. íliopsoas, o nervo cutâneo lateral da coxa e o nervo femoral. A outra lacuna é mais medial e por ela passam a artéria femoral, a veia femoral e o ramo femoral do nervo genitofemoral. Estudaremos esse espaço anatômico mais detalhadamente no próximo capitulo, ao estudarmos a artéria femoral.
No vértice do trígono femoral, formado pelo m. sartório e grácil, os vasos femorais passam sob o m. sartório e penetram no canal dos adutores.
Ação: Borda do forame obturado e membrana obturatória