História, perguntado por alannangrd, 1 ano atrás

quais os principais fatos da primeira guerra mundial​

Soluções para a tarefa

Respondido por geisondopradomatias
0

Resposta:

o fato que deu início a primeira guerra mundial foi l assassinato do arquiduque Francisco Fernandinho,em 28 de junho de 1914,na capital da bósnia,sarajevo.

Respondido por francojulia801
1

- O atentado de Sarajevo -

Em 28 de junho de 2014, o príncipe herdeiro do império austro-húngaro, o arquiduque Francisco Fernando, e sua esposa Sofia estavam en Sarajevo, capital da Bósnia, uma antiga província do império otomano anexada em 1908 pela Áustria-Hungria, cujo principal adversário nos Bálcãs era a Sérvia, apoiada pela Rússia. O estudante nacionalista sérvio-bósnio Gavrilo Princip atirou e matou o arquiduque e sua esposa e a Áustria responsabilizou a Sérvia pelo crime. Isto deflagrou uma série de acontecimentos que levou à Guerra, um mês depois.

- A declaração de guerra -

No dia 28 de julho, a Áustria declarou guerra à Sérvia e bombardeou Belgrado após ter dado um ultimato em 23 de julho. Em 30 do mesmo mês, a Rússia decretou uma mobilização geral para intimidar a Áustria. Em 1º de agosto, a Alemanha - aliada da Áustria - e a França - em apoio à Rússia - colocaram suas tropas de prontidão. No mesmo dia Berlim declarou guerra aos russos. Em 3 de agosto, a Alemanha declarou guerra à França e as tropas alemãs invadiram a Bélgica. No dia seguinte, o Reino Unido, aliado de França e Rússia, entrou em guerra com os alemães por violação da neutralidade belga.

- Estados Unidos na guerra -

Em janeiro de 1917, para romper o bloqueio marítimo britânico que a asfixiava, a Alemanha deflagrou uma guerra submarina sem precedentes, atacando qualquer navio em direção à Grã-Bretanha, incluindo mercantes neutros, com a esperança de acelerar o final da guerra. A estratégia acabou levando os Estados Unidos para a Guerra, em 6 de abril, após o naufrágio de vários navios mercantes americanos. No dia 26 de junho, o primeiro comboio com tropas americanas chegou à França. O corpo expedicionário dos EUA chegou a 1 milhão de homens no verão de 1918 e a 2 milhões no final da guerra. Quase 117.000 soldados americanos morreram durante a guerra.

- Caminho das Damas -

Em 16 de abril de 1917, o Exército francês - comandado pelo general Robert Nivelle - lançou uma ofensiva com um milhão de homens no Caminho das Damas, uma pequena estrada usada no passado pelas Damas da França (as filhas do rei Luis XV). A ofensiva encontrou uma forte resistência alemã e até o início de maio os franceses avançaram apenas algumas centenas de metros; ao custo de 100.000 mortos em poucas semanas. No dia 15 de maio, o general Philippe Pétain substituiu Nivelle e decidiu deter as grandes ofensivas para controlar as revoltas entre as tropas.Entre 30.000 e 40.000 homens se envolveram nas revoltas, em geral na retaguarda, entre tropas que vinham e iam para arriscar a vida por progressos quase nulos. No total, 554 rebelados foram condenados à morte e 49 acabaram executados.

- Rethondes -

Após ter sofrido durante a primavera quatro grandes ofensivas dos alemães, que conseguiram romper o front, os aliados - reforçados pelos primeiros contingentes americanos - lançaram uma contra-ofensiva no verão, empregando pela primeira vez tanques de guerra em grande escala. Preparada pelo general Ferdinand Foch, comandante das forças aliadas, a operação mudou definitivamente o curso da guerra e provocou um recuo alemão em toda a linha de frente. Um atrás do outro, os aliados da Alemanha foram desistindo: Bulgária firmou um armistício em 29 de setembro; Áustria foi derrotada pelos italianos em Vittorio Veneto (24-27 de outubro); e Turquia foi obrigada ao armistício de Mudros em 30 de outubro. Na Alemanha, um movimento revolucionário provocou a abdicação do imperador Guilherme II em 9 de novembro e foi proclamada a República. Em 11 de novembro, às 05H20 da manhã em Rethondes (norte de Paris), em um vagão do general Foch, a delegação alemã firmou o armistício. Os alemães aceitaram entregar as armas, libertar os prisioneiros aliados e se retirar em 15 dias dos territórios ocupados no oeste, assim como da Alsácia-Lorena. Às 11h00 entrou em vigor o cessar-fogo e a Primeira Guerra Mundial havia acabado.

Perguntas interessantes