Quais os principais elementos da tabela periódica que contribuem para o desenvolvimento da planta?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Independentemente da água e do gás carbônico, as plantas necessitam dos seguintes elementos minerais para seu pleno desenvolvimento: nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, boro, cloro, cobre, ferro, manganês, molibdênio e zinco.
Explicação:
Existem 17 elementos químicos cujos átomos são considerados essenciais para o crescimento dos vegetais. Eles constituem os tecidos dos vegetais e são classificados em macronutrientes e micronutrientes, sendo os primeiros consumidos pelos vegetais em larga escala e os segundos em pequenas quantidades. Os átomos de carbono (C), de hidrogênio (H) e de oxigênio, O, constituem a maior parte dos tecidos vivos e são obtidos por meio do gás carbônico, CO2, e da água absorvidos pelos vegetais.
Cálcio (Ca) – Base da nutrição vegetal, fortalece as raízes e as paredes das cédulas. Mantém o equilíbrio químico, deixando passar para o interior da planta somente íons e moléculas necessários.
Nitrogênio (N) – O mais importante dos nutrientes das plantas: contribui para sua formação como um dos constituintes das proteínas. Essencial para a utilização do carboidrato, estimula o crescimento e o desenvolvimento das raízes.
Fósforo (P) – Importante na formação das raízes, das flores e dos frutos.
Potássio (K) – Estimulante de diversas enzimas fundamentais nos vegetais. Auxilia a captação de água pelas células da raiz. Essencial na fotossíntese, aumenta a resistência da planta a pragas e doenças.
Magnésio (Mg) – Constituinte da clorofila.
Enxofre (S) – Essencial para o crescimento das plantas, desempenha papel específico no seu metabolismo.