Administração, perguntado por pablobacarin, 1 ano atrás

quais os principais desafios do empreendedor no Brasil (mínimo de 30 linhas )
Pfv me ajudem

Soluções para a tarefa

Respondido por juninhorb001
8

Resposta:

As principais dificuldades e desafios do empreendedor brasileiro:

Empreender é gratificante para aqueles profissionais que buscam melhores salários, realização profissional, ganho de experiência em gestão e outros benefícios. Porém, nesta jornada o empreendedor enfrenta inúmeros desafios e obstáculos a serem superados para uma carreira de sucesso.

O Brasil é um país com diversas burocracias para se abrir uma empresa, por isso o profissional que deseja empreender precisa estar preparado para encarar todos os desafios para seguir no mercado.

Em alguns países a abertura de uma empresa é um processo simples e rápido, ao contrário do Brasil que são 152 dias e ao todo 17 procedimentos a serem realizados logo nos primeiros passos da abertura de um novo negócio.

Confira a seguir alguns obstáculos que o empreendedor brasileiro enfrenta na hora de abrir seu negócio.

1.    Alta carga tributária

O Brasil é um dos países onde mais são cobrados impostos. Uma das causas disto é a má gestão do dinheiro público que faz com que o governo arrecade mais recursos das empresas.

Muitos empreendedores enfrentam dificuldades na hora de pagar impostos de uma empresa, por não conseguirem entender tanta papelada e burocracia.

Uma boa alternativa para não se complicar tentando entender as diferentes tributações e alíquotas do mercado empreendedor é contratar profissionais contábeis de confiança.

2.    Formalizar colaboradores

É impossível realizar todas as funções de uma empresa somente por uma pessoa. Por isso, encontrar pessoas para desempenhar tarefas é essencial.

Porém, a contratação de funcionários pode ser uma parte trabalhosa da gestão empresarial e um dos desafios que empreendedores enfrentam no Brasil.

Calcula-se que somados os impostos pagos pela empresa, mais os valores pagos pelos próprios funcionários ao governo, teremos um total de 103% dos salários brutos destinados ao poder público.

Isso significa que a empresa terá que gerar receita em dobro para oferecer pagamentos compatíveis com a realidade de mercado.

3.   A informalidade

Uma empresa que não paga impostos nem registra seus funcionários chega a ser 37% mais competitiva que uma empresa formal.

Isso significa que ela terá mais dinheiro para investir em marketing ou maior margem para redução de preços.

O que atrapalha na concorrência desleal para as empresas que operam de forma legal no país.

4.  Gestão empresarial

Lidar com o dia a dia de uma empresa, requer um conhecimento mais específico de cada área para que o gestor consiga gerenciar de melhor e manter mais organizado seu empreendimento.

No mercado há diversas ferramentas e plataformas que otimizam a rotina empresarial facilitando a gestão da empresa.

Explicação:

Perguntas interessantes