Quais os possíveis perigos para uma pessoa que não conhece as técnicas de oratória?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Começar a apresentação pedindo desculpas
PUBLICIDADE
Quando falo sobre esse erro, é preciso estar atento a dois aspectos: o primeiro deles é ter em mente que a introdução de uma apresentação em público é um momento muito importante. Afinal, são nos primeiros minutos da sua fala que você ganhará – ou não – a atenção das pessoas na plateia.
O segundo tem a ver com o ato de pedir desculpas. Pedir desculpas durante a sua apresentação demonstra insegurança e pouca credibilidade. Obviamente, há exceções. Use o bom senso e saiba quando as desculpas são realmente necessárias, ok?
2. Fugir do tema
Se você divulgou a sua apresentação dizendo que será sobre o tema X, fale sobre o tema X. Afinal, as pessoas estão aí porque se interessam por esse tema e porque, de alguma forma, ele será útil para as suas vidas.
PUBLICIDADE
Fugir do tema é um enorme desrespeito com quem está assistindo à sua apresentação. Além disso, pode ser entendido como falta de credibilidade, como se você não estivesse preparado o suficiente para falar sobre o que prometeu.
3. Falar o tempo inteiro sobre si mesmo
Se você conhece alguém que só fala sobre si mesmo, sabe o quão irritante é esse hábito. Imagine: se, no dia a dia, já é difícil, imagine durante uma apresentação, onde, supostamente, o foco deveria estar em um conteúdo específico?
Trazer experiências pessoais e contar a própria história podem ser formas bastante eficientes de chegar até o público. No entanto, não exagere. Não conte todos os seus diplomas ou cursos. Lembre-se: o foco é sempre o conteúdo.