História, perguntado por kelvenjhonnes8816, 1 ano atrás

Quais os pontos decissivos para derrota de hitler?

Soluções para a tarefa

Respondido por cassiomarley201
0

1- Translado das fábricas de armamento

Quando os Alemães invadiram a URSS durante a operação Barbarrossa em 1941 os russos não estavam preparados, foi uma lavada. A industria de armas estava localizada sobre o terreno que os “krautz” logo dominariam. Sem produção de armas não tem como ganhar uma guerra. Aqui vem o primeiro grande lance, Stalin ordena o translado das fabricas para a sibéria. São 2500 kms de distancia e isso foi feito em questão de messes. Longe dos bombardeiros alemães a industria soviética conseguiu para o ano 1942 repor em parte as perdas sofridas durante o ano anterior e armar (ok com ajuda americana também) um exército com poder suficiente para contra-atacar.

2- Tática da terra calcinada

Depois da queda de Minsk na Bielorrússia, estava claro que os Alemães iam barrer tudo que estivesse no caminho ate Moscou, assim a URSS mudou de tática e em lugar de oferecer resistência estática foram cedendo terreno aos poucos não deixando o exército Alemão cercar e destruir as tropas da URSS com tanta facilidade como ate o momento. Os soviéticos foram resistindo e cedendo terreno, queimando e destruindo todo o que fosse útil ao inimigo e negando instalações que seriam estratégicas no inverno que estava chegando. Atrasados assim (e porque Hitler decidiu atacar Kiev e parar a ofensiva em direção a Moscou) os alemães não teriam tempo de chegar e conquistar a capital soviética antes do inverno.

3- O “General” inverno

Outubro de 1941 foi o pior mês, frio como fazia anos que não acontecia, os alemães estavam sem roupa de inverno porque o Fürher se negou a enviar a roupa de inverno confiando que seu exercito conquistaria Moscou a tempo. Seja como for o inverno fez estrago no exercito alemão e mesmo que algumas unidades de avançada chegaram a entrar nos subúrbios da cidade o avanço parou. O general inverno entrava em ação de novo como contra Napoleão.

10 surpreendentes curiosidades sobre Hitler

4- Tropas siberianas de reforço chegam para salvar a capital

Aqui no blog eu já contei a historia do espião russo que salvou a URSS do desastre porque avisou ao Stalin que os japoneses não pensavam atacar a URSS no oriente. Isto foi fundamental já que assim Stalin retirou as tropas siberianas e as mandou ao fronte em Moscou. Tropas novas, treinadas e equipadas para a guerra de inverno contra alemães mal equipados morrendo de frio. Lançou-se uma contra-ofensiva que custou muito em vidas e material para os dois lados, mesmo assim os alemães tiveram que se retirar a mais de 100 quilômetros de Moscou. A capital estava salva graças aos reforços siberianos. Outro ponto importante foi a derrota japonesa na campanha do Khalkhin-Gol pelos russos um ano antes da segunda guerra eclodir, isto pessou na hora dos japoneses decidirem não atacar naquele momento.

5- A guerra das fábricas e da produção de armamento

Enquanto isso, além dos montes Urais a industria soviética de tratores recém montada depois de 2500 quilômetros de viagem começa a produzir tanques e aviões num ritmo sensacional. Só em 1942 25 mil tanques saem das fábricas. Isto não somente ajuda a manter o fronte, também é decisivo para o contra-ataque na batalha de Stalingrado. Somado a isto continua a chegar material americano e britânico em quantidades expressivas desde o porto ártico de Murmansk e desde o Irão, dai a necessidade de interromper esta última rota de abastecimento atacando Stalingrado e cortando a rota do rio Volga.


Perguntas interessantes