quais os novos grupos sociais que surgiram com a revolução industrial
Soluções para a tarefa
Com a revolução industrial houve um aumento das diferenças sociais e formação de uma nova classe de ricos, a burguesia, dona dos meios de produção e acumuladora de capitais, assim como de uma nova classe de trabalhadores urbanos, o proletariado, que não possuía os meios de produção e vendia a sua força de trabalho.
Estas duas classes, na perspectiva dos marxistas, são naturalmente inimigas, pois seus objetivos e interesses são antagônicos: a burguesia deseja expandir os lucros, e para isto precisa diminuir os salários, enquanto que o proletariado deseja melhores salários.
Podemos traçar um paralelo da Revolução Industrial e as fases que a seguiram com o pensamento acerca do liberalismo, que parte do pressuposto que a organização da sociedade deve pertencer a civilização e a busca por melhores condições.
Assim, naquele período, a Burguesia e o Proletariado surgiram, sendo opostas, onde uma concentra a maior parte do capital e a segunda trabalha para os grandes patrões.
Atualmente, o liberalismo parte de uma perspectiva mais ampla, a favor da privatização dos serviços em prol da economia do país, e, a mínima intervenção estatal, que para os adeptos dessa concepção não avançam a sociedade em nível internacional, principalmente nos dias de hoje onde a posição econômica do país depende de sua evolução tecnológica.
Caso tenha interesse no capitalismo:
https://brainly.com.br/tarefa/20576467