quais os impactos da globalização em nossas organizações?
Soluções para a tarefa
Resposta:
As organizações estão passando por grandes transformações e se adaptando ao novo cenário mundial. Os avanços tecnológicos, a imensa dinâmica na velocidade das informações, as privatizações e fusões de grandes empresas, as hiper-competições entre as organizações, etc. São fatores que evidenciam o atual cenário Globalizado.
Explicação:
A globalização é o assunto do momento, aparecendo nos circuitos intelectuais e nos meios de comunicação, tornando possível à união de paises e povos, pois é um fenômeno de integração econômica, social e política. O fator mais importante que evidencia esta união é a Internet, pois é impossível falar de globalização sem mencionar essa ferramenta de fundamental importância para troca de informações.
A globalização da economia sofreu significativamente com a crise financeira mundial ocorrida recentemente e que teve seu inicio com a quebra de bancos nos EUA, decorrente da uma crise no mercado imobiliário Americano. A crise abalou à economia globalizada, levando muitas organizações a falência e aumentando o índice de desemprego.
Com a intensificação da crise, ter uma formação de nível superior já não é mais garantia de um bom desempenho no mercado de trabalho. O profissional precisa estar preparado para atuar em uma comunidade globalizada o que exigirá habilidades que vão além daquelas aprendidas na grade curricular tradicional.
Para atender as exigências da globalização, as empresas hoje procuram o profissional criativo, visionário, bem informado e capacitado a exercer suas tarefas com flexibilidade, sendo crítico, alerta, curioso, possuir espírito de liderança e elevado senso de trabalho em equipe..
A prática global requer um profissional que, além da capacidade técnica, seja poliglota, amplamente instruído e culturalmente bem informado. Conhecedor dos mercados, empreendedor e inovador, além de muito flexível, adaptativo e móvel, seja virtual ou fisicamente, pois as organizações estão valorizando o capital intelectual como valores patrimonial.