quais os fatores que levaram a proclamação da República?
Soluções para a tarefa
- O sistema monárquico brasileiro encontrava-se desgastado e era questionado por vários setores da população brasileira. O exército não aceitava mais a corrupção dentro do governo monárquico. Algumas imposições feitas pelo imperador também eram questionadas pelos militares. Entra elas, a proibição de oficiais do exército brasileiro em se manifestar na imprensa, sem a autorização do Ministro da Guerra.
- Os membros da Igreja Católica Brasileira também estavam descontentes com o governo de Dom Pedro II, pois havia muita interferência real nos assuntos religiosos.
2 - Crise Econômica
- A crise econômica em que o Brasil se encontrava também influenciou na Proclamação da República, pois fez com que aumentasse o descontentamento da população brasileira. Esta crise foi agravada com a Guerra do Paraguai, pois o Brasil recorreu aos empréstimos ingleses, aumentando assim a dívida externa.
3 - Influência do Positivismo
- O positivismo foi uma corrente filosófica que surgiu na França no século XIX e que ganhou força no Brasil no final deste século. Militares, profissionais liberais e intelectuais defendiam os ideais positivistas. Estes ideais eram favoráveis ao regime republicano e, portanto, contrários à Monarquia. A inscrição "Ordem e Progresso" na bandeira brasileira, criada após a Proclamação da República, reflete a importância do Positivismo no processo republicano brasileiro.
ESPERTO TER AJUDADO - SALZINHA. XOXO♡
Após a abolição da escravidão sem remuneração nem algo do tipo para os senhores de engenho e donos de escravos o rei perdeu o apoio das classes que o sustentavam, ou seja, a Igreja, a elite e os militares. A constituição de 1824 previa a união entre o trono e o altar, onde o monarca escolheria os bispos e arcebispos e a igreja deveria ser obediente a ele. A igreja então cria a Bula Sullabus, que postula a infalibilidade papal e faz severas críticas a intervenções do monarca na igreja e a maçonaria. Tendo em vista que grande parte dos políticos da época eram maçons D. Pedro não aceitou a bula, perdendo o apoio da igreja.
Nas cidades os profissionais liberais já haviam começado a espalhar ideias republicanas, dentro do cenário militar havia descontentamento dos militares com o ministro de guerra e havia várias críticas ao sistema político da época.
Na escola militar da praia vermelha Beijamin Constant espalhou ideias positivistas. Em 1887 o marechal Deodoro da Fonseca preside o clube militar e por fim, em 1889 o mesmo proclama a república.