História, perguntado por palmitoassado, 3 meses atrás

Quais os fatores levaram D. João VI retornar a Portugal, bem como, a medidatomada para dar continuidade ao poder na “Colônia”?

a. Como pressões das Cortes portuguesas que exigiam o retorno do rei, caso contrário, proclame uma República Constitucional. Retornando a Portugal d João deixou aqui seu filho Pedro para que continuar no controle do “país”.

b. Temendo ver seu reino ser invadido pelo exército napoleônico, d. João retornou imediatamente para Portugal.

c. Após a “queda” de Napoleão, d. João se sentir “seguro” para retornar a Portugal. Na colônia, d. João deixou o governo uma carga do Vice-Rei.

d. Nenhuma das alternativas anteriores.

Soluções para a tarefa

Respondido por rl8068474
1

Resposta:

Letra A

Explicação:

"Ele foi obrigado a voltar", "Em 1820, estourou em Portugal a Revolução do Porto, que acabou com o absolutismo do rei de Portugal, instituiu as cortes constitucionais portuguesas, que deveriam dar uma constituição, a primeira do reino, e exigiu o retorno da corte para Portugal. Segundo o manifesto produzido pelos revoltosos, eles estavam cansados de Portugal ter passado a ser tratada como uma colônia, com todos os assuntos tendo que ser resolvidos no Brasil junto à corte, que estava instalada ali desde 1808."

Perguntas interessantes