Como foi possível que as ideias e valores do mundo grego chegassem até nós após um processo histórico de cerca de mil anos onde aparentemente essas ideias teriam ficado escondidas da maioria da sociedade durante o feudalismo, Império Bizantino e a ascensão do Império Árabe?
Soluções para a tarefa
Explicação:
O período da Idade Média foi tradicionalmente delimitado com ênfase em eventos políticos. Nesses termos, ele teria se iniciado com a desintegração do Império Romano do Ocidente, no século V (476 d. C.), e terminado com o fim do Império Romano do Oriente, com a Queda de Constantinopla, no século XV (1453 d.C.), também chamado de Império Bizantino e pela chegada dos europeus à América.
Entre esses marcos, passaram-se cerca de mil anos.
A sociedade – muito diferente daquela do Império Romano – era rigidamente hierarquizada e marcada pela fé em Deus e pelo controle da Igreja católica, sem dúvida a instituição mais poderosa de toda a Idade Média.
Por todas essas características, muitos estudiosos acabaram chamando esse momento de Idade das Trevas. O estudo dos fenômenos naturais e das relações sociais por meio da observação, por exemplo, teria sido substituído pelo misticismo religioso.
Resposta: O certo é que durante esses mil anos a sociedade europeia construiu grande parte de seus valores culturais, que iriam se espalhar por todo o mundo a partir do século XV, com as Grandes navegações. Valores que são, até hoje, plenamente perceptíveis.