História, perguntado por Lroma01987, 10 meses atrás

Quais os efeitos da União Ibérica para colonização do Brasil

Soluções para a tarefa

Respondido por claraebia4pdq4ln
4
Deixando de lado o fato de que eram governados por um espanhol, a união ibérica trouxe algumas vantagens para os portugueses; a principal delas foi o livre trânsito nas terras espanholas. No caso do Brasil, a unificação permitiu o avanço para além do meridiano de Tordesilhas, sem que houvesse repressão.
A grande desvantagem foi o controle austero que o governo espanhol exerceu sobre o comércio com as terras americanas; o monopólio do comércio era absoluto, não se permitindo nenhum contato com estrangeiros. Essa política severa havia sido criada para evitar o desvio dos metais preciosos que a Espanha extraía na sua porção americana. Contudo, já podemos perceber que esse rigoroso monopólio afetou os interesses dos holandeses, que tinham muito dinheiro investido na produção de açúcar do Brasil.

Por outro lado, a união das Coroas ibéricas deu a Filipe de Habsburgo o status de rei mais poderoso do século XVI, pois, além dos domínios coloniais espanhóis, ele também passou a ser o senhor dos domínios coloniais portugueses. Contudo, o excesso de poder levou Filipe e seus herdeiros a entrarem em conflito com vários países europeus, como Inglaterra, França e Holanda.

Se num primeiro momento a União Ibérica foi favorável a Portugal, o tempo mostrou que o governo dos Habsburgos só trouxe problemas para a economia lusa, prejudicando as principais atividades comerciais dos portugueses e fazendo com que estes perdessem alguns de seus domínios coloniais. Após sessenta longos anos, Portugal optou por se separar da Espanha no que ficou conhecido como a Restauração Portuguesa.




Perguntas interessantes