como surgiram as cidades de ouro preto, mariana, Congonhas e Sabará?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá Bom Dia
Explicação:
Vila Rica de Ouro Preto surgiu por volta do século XVIII quando, levados pela descoberta do ouro nas Minas Gerais, diversos aventureiros partiram para aquelas terras em busca do metal precioso. ... As pedras chegaram então às mãos do Governador Artur de Sá e Menezes, no Rio de Janeiro, que identifica o tão esperado ouro.
Mariana é a primeira cidade de Minas Gerais e foi criada no período colonial, por efeito das expedições bandeirantes no século 17, em busca de ouro e pedras preciosas.
Após se fixarem, em 1700, na Vila Real de Queluz (atual Conselheiro Lafaiete), os exploradores fundaram o arraial de Congonhas do Campo, em 1734. ... A descoberta de ouro no rio Maranhão levou a população a se fixar nas proximidades. A palavra Congonhas deriva do tupi-guarani.
Sabará tem origem num arraial de bandeirantes que apareceu no fim do século XVII. O povoado cresceu e foi criada a freguesia em 1707, que foi elevada a vila e município em 1711, com o nome de Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará. É cidade desde 1838.
As cidades citadas ficam localizadas no estado de Minas Gerais, e estão intimamente relacionadas com o cilo aurífero, que teve seu auge no século XVIII.
Por intermédio das explorações de riquezas minerais em geral, sabe-se que o fluxo comercial passou a ser elemento presente nas áreas coloniais citadas, fazendo com que modificações sociais e econômicas fossem observadas.
Sendo assim, as cidades surgiram com o desenvolvimento do ciclo do ouro.