Filosofia, perguntado por kamillyeheloysa, 10 meses atrás

quais os efeitos da tecnologia na humanidade?

Soluções para a tarefa

Respondido por ms5784529
9

Estamos emersos na era digital em que o real se confunde com o virtual, sendo já uma realidade, a palavra “virtual” passou a ser comum nos nossos dias, que de virtual já não tem nada. Hoje dois engenheiros separados por milhares de quilómetros podem desenvolver e discutir em tempo real um projecto com a possibilidade de terem o “problema” frente a frente, sendo responsável por isto a tecnologia de tele-imersão. Esta nova tecnologia que combina aspectos da realidade virtual com vídeo-conferência permite a pessoas separadas por longas distâncias interagirem como se estivessem na mesma sala. A televisão, a Internet, os telemóveis e os computadores mudaram a vida em sociedade tal como em tempos passados o comboio a vapor. Mas enquanto este comboio unia duas cidades vizinhas por carris de ferro, as novas tecnologias da informação permitem contactos e trocas de informação por carris que não se vêem, com a possibilidade de contacto em tempo real e com imagens. O desenvolvimento económico e a prosperidade dos países serão cada vez mais influenciados pelas inovações baseadas nas tecnologias fundamentais de suporte à sociedade da informação. Ao mesmo tempo estas tecnologias são a base da emergente economia digital estando a contribuir para a viabilização de novas formas de relacionamento económico à escala global. A percepção destes aspectos levou a OCDE a organizar a Conferência de Ottawa sobre Comércio Electrónico, onde foram traçadas as vias para enfrentar os desafios deste novo paradigma de funcionamento do comércio. A convergência de tecnologias está a criar novos produtos, novos mercados e novas necessidades de consumo que abrem excelentes perspectivas de um crescimento económico sustentado a uma escala alargada. O impacto de todos os avanços tecnológicos possuem na sua base interesses económicos, desta forma os empresários exploram em espaços curtos de evolução, modelos recentes, em obsoletos, nesta sinfonia de modelos e marcas e melhoramentos nas versões tecnológicas, o espaço e tempo para adaptação aos mesmos é escasso, vive-se em tempo acelerado, correndo-se sempre o risco de estarmos “fora” do nosso tempo, de tal forma que a informação que possuímos sofre constante alteração. O Homem tem a necessidade de se auto-actualizar constantemente, é como que uma formação continua e sua consequente adaptação. Tememos que se acabe um pouco por perder “tradições” e “raízes” que em tanto pesam na formação da personalidade e valores. A aprendizagem do afecto pelo contacto físico, sempre foi uma das formas de transmitir os sentimentos e carinho entre os Homens. Até que ponto as NT nos podem impossibilitar ou alterar esta situação? O afastamento físico entre as pessoas poderá torná-las mais frias? Corremos o risco de hibernar emoções e sentimentos, por contacto com estas máquinas que nos maravilham. Poderá alguma vez o virtual ser mais real que a própria realidade? Viveremos em dois Mundos, um virtualmente real e outro provavelmente real?

Respondido por julianegomesribeiro
3

A internet Tem se tornado cada vez mais conhecida, são muitas as opções e a cada dia ela vem se renovando. Para muitos, a tecnologia guia o trabalho e as tarefas cotidianas, para outros ela é um meio de distração.

Mas o que as pessoas não percebem é que o uso exagerado desta tecnologia pode provocar vários problemas. Muitos estão deixando de viver uma vida real e se apegando a virtual. Estamos ficando mentalmente preguiçosos e com tantas informações mastigados na internet nosso cérebro se conforma com que está recebendo e não vai afundo buscando saber mais.

É certo que a internet tem muitos benefícios mas a dependência dela está se tornando uma doença. Abusar da internet pode ter efeitos negativos na mente das pessoas e principalmente dos jovens, que são os mais conectados e especialmente aqueles que são mais vulneráveis.

Por outro lado, uso correto da internet com moderação pode trazer muitos benefícios. Cabe a cada um de nós impor limites, aproveitando assim as coisas boas que a tecnologia Pode Nos proporcionar.

Perguntas interessantes