quais os efeitos a prática regular de exercício físico traz para o corpo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Minimiza o stress.
Ajuda no desenvolvimento do corpo.
como a respiração.
minimiza o risco de doenças
Resposta:
1. Faz bem à saúde mental
O exercício físico é comprovadamente eficaz na melhora do humor e no alívio dos sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Segundo estudos, isso acontece porque os exercícios produzem alterações nas partes do cérebro que regulam a sensação de prazer e o humor.
Eles também podem aumentar a sensibilidade do cérebro aos hormônios serotonina e noradrenalina, que aliviam os sentimentos de depressão. Além disso, o exercício físico regular aumenta a produção de endorfinas, responsáveis pelo bem-estar e por reduzir a percepção da dor.
2. Auxilia no processo de perda de peso
Se seu objetivo é emagrecer com saúde, a atividade física é essencial! Os exercícios regulam aumenta a taxa metabólica, ajudando seu corpo a queimar mais calorias e perder peso mais rápido. Além disso, estudos demonstram que a combinação de exercícios aeróbicos com treinamento de resistência é fundamental para maximizar a perda de gordura e manter a massa muscular.
3. Faz bem aos músculos e ossos
O exercício físico regular desempenha um papel vital na construção e manutenção de músculos e ossos fortes. Atividades como levantamento de peso podem estimular a construção muscular, quando combinadas com a ingestão adequada de proteínas. Isso porque o exercício ajuda a liberar hormônios que promovem a capacidade dos seus músculos de absorver aminoácidos, ajudando-os a crescer e reduzindo as chances de lesão.
3. Faz bem aos músculos e ossos
O exercício físico regular desempenha um papel vital na construção e manutenção de músculos e ossos fortes. Atividades como levantamento de peso podem estimular a construção muscular, quando combinadas com a ingestão adequada de proteínas. Isso porque o exercício ajuda a liberar hormônios que promovem a capacidade dos seus músculos de absorver aminoácidos, ajudando-os a crescer e reduzindo as chances de lesão.
À medida que as pessoas envelhecem, elas tendem a perder massa e função muscular, o que pode levar a lesões e deficiências. Por isso, praticar exercício físico regularmente é primordial para a manutenção da força com o passar dos anos.
4. Aumenta os níveis de energia
O exercício físico pode ser um verdadeiro impulsionador da energia para pessoas saudáveis e também para as que sofrem de várias condições médicas. Um estudo constatou que seis semanas de exercícios físicos regulares reduziram a sensação de fadiga em 36 pessoas saudáveis que relataram fadiga persistente;
Também já foi demonstrado por pesquisas que a prática regular de exercício aumenta os níveis de energia em pessoas que sofrem de doenças progressivas, como câncer, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e esclerose múltipla.
5. Reduz o risco de desenvolver doenças crônicas
Segundo estudos, a falta de atividade física regular é a principal causa de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Já a prática regular de exercícios físicos melhora a sensibilidade à insulina, a aptidão cardiovascular e a composição corporal, ajudando a regular a pressão arterial e os níveis de gordura no sangue.
6. Melhora a saúde da pele
O estresse oxidativo é um fenômeno que ocorre quando as defesas antioxidantes do corpo não conseguem reparar completamente os danos causados pelos radicais livres nas células. Esse processo pode danificar nossas estruturas internas e prejudica muito a aparência da pele.
Embora a atividade física intensa e exaustiva possa contribuir para danos oxidativos, o exercício físico regular e moderado se mostrou capaz de aumentar a produção de antioxidantes naturais do corpo, substâncias que ajudam a proteger as células do envelhecimento precoce.
7. Relaxa o corpo e melhora a qualidade do sono
O gasto de energia durante o exercício físico estimula os processos de recuperação durante o sono. Além disso, acredita-se que o aumento de temperatura corporal que ocorre durante o exercício melhore a qualidade do sono, ajudando nosso corpo em uma melhor regulação térmica enquanto dormimos.
8. Reduz a dor e a inflamação
A dor crônica pode ser debilitante, mas os exercícios físicos realmente podem ajudar a reduzi-la. Por muitos anos, a recomendação para o tratamento da dor crônica foi repouso e inatividade, mas estudos recentes mostram que o exercício regular, na verdade, ajuda a aliviar as dores crônicas.
Além disso, o exercício físico regular aumenta a produção de substâncias semelhantes à cannabis do próprio corpo, que reduzem a inflamação e podem ajudar a tratar doenças como artrite e câncer.
Explicação:
espero ter ajudado