quais os dois partidos politicos da era vargas? e o que defendiam?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em 1930, ano de eleição para a presidência do Brasil, de acordo com a política do café-com-leite, era a vez de um mineiro do PRM assumir o cargo. Mas o Partido Republicano Paulista não cumpriu o trato e indicou um político paulista. O nome dele? Júlio Prestes. Essa quebra do trato acabou com a política do café-com-leite. O PRM, desiludido, junta-se com políticos da Paraíba e do Rio Grande do Sul para lançar o gaúcho Getúlio Vargas à Presidência da República. Mas o nome de Getúlio não foi aceito. Júlio Prestes acabou ganhando as eleições, mas não ocupou o cargo. Por quê? Porque Getúlio Vargas liderou uma revolução – Revolução de 1930 – para tomar o poder. Assim, ocorreu o fim da República Velha e início da Era Vargas.
Para quem não sabe ou não se lembra, Getúlio foi presidente do Brasil por um tempão. Primeiro como chefe do governo provisório depois da Revolução de 30, depois como presidente eleito em 1934. E não parou por aí. Em 1937, ele implantou a ditadura do Estado Novo, até que foi deposto (tirado do cargo) em 1945. Pensa que acabou? Nada disso, Getúlio voltou à presidência em 1951, por meio do voto popular. Ficou mais três anos no poder. Ele suicidou-se em 24 de agosto de 1954 com um tiro no coração.
Os partidos políticos mais conhecidos da época de Getúlio Vargas são: Ação Integralista Brasileira (AIB), criado em 1932, e Aliança Nacional Libertadora (ANL), de 1935.
A AIB defendia um governo em que só o presidente poderia tomar decisões. Assim, acreditavam que o Brasil caminharia para o progresso. Essa ideia era inspirada no fascismo.
Já o pessoal da ANL, liderado por Luís Carlos Prestes, defendia um programa de mudanças para melhorar a vida dos brasileiros. Eles queriam mais emprego, melhores salários e apoio para as empresas brasileiras.