quais os dois países que recebem migrantes
Soluções para a tarefa
NOVA YORK — Os Estados Unidos podem ser o país que mais tem imigrantes, mas em termos proporcionais há oito países em que o número de estrangeiros ultrapassa os de suas populações originais. No caso do Emirados Árabes Unidos (EAU), os imigrantes correspondem a 88,4% dos habitantes ou 8,09 milhões de pessoas, indica o relatório do Departamento das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais (Desa, na sigla em inglês).
Os Emirados são seguidos por Qatar, com 75,5% de imigrantes, e o Kuwait, com 73,6%. Não por acaso as mais altas concentrações estão em países do Golfo Pérsico. As três nações ricas em petróleo têm sido, nas últimas décadas, os principais destinos para quem busca oportunidades temporárias de emprego e melhor qualidade de vida.
— Nos últimos dez anos, EAU, Qatar e Arábia Saudita investiram bastante no desenvolvimento das suas indústrias de alta tecnologia e na educação universitária — conta Batalova, acrescentando que foram construídas universidades que oferecem benefícios para professores e estudantes de pós-graduação do mundo inteiro.
Entretanto, muitos imigrantes têm criticado os programas de contratação, relatando abusos humanos e trabalhistas. Organizações internacionais pediram mudanças nos programas de intercâmbio com países do Golfo após serem notificadas sobre excessos dos empregadores. Além disso, era permitido, durante muito tempo, que as empresas retivessem os passaportes de seus trabalhadores.
Estados Unido e Rússia