quais os custumes dos povos indígenas deixados para sociedade brasileira
Soluções para a tarefa
Resposta:
A culinária brasileira traz de herança muitos costumes de diversos povos indígenas, que se alimentavam principalmente de ingredientes como a mandioca (também conhecida como macaxeira ou aipim), castanhas, coco, milhos, raízes e algumas folhas e frutos.
Além desses ingredientes, os índios caçavam animais como anta, veados, capivaras e tatus para sua alimentação e também praticavam a pesca para se alimentar dos mais variados tipos de peixes (alguns são o pirarucu, tucunaré, traíra) tanto de água salgada como de água doce.
[...]
De todos os ingredientes, os que mais se destacam são o milho, usado para fazer pamonha, canjica e a popular pipoca. Também a mandioca, que é muito usada até hoje e aparece em pratos como o Tacacá, prato tradicional do Pará que usa a goma de tapioca e o tucupi, ambos derivados da macaxeira.
Com relação às bebidas, o suco do açaí e o famoso guaraná, eram cultivados no norte pelo povo Mawé, e hoje rompeu fronteiras e é consumido pelo mundo todo.
Outra grande herança artística deixada pelos índios, foi o artesanato, muito praticado pelos povos do Brasil, que faziam colares, pulseiras, brincos e braçadeiras, normalmente ornamentados com penas e caudas de aves, dando origem a “arte plumária”, que servia para distinguir grupos sociais.
Muitos costumes básicos do nosso povo brasileiro também tem origem na cultura indígena, como o de dormir em redes, que por sua vez ficavam dentro das ocas, ou de andar descalço quando chegamos cansados em casa.
Da mesma forma, a nossa língua também sofre grande influência da cultura indígena, principalmente em palavras ligadas a flora e a fauna, como: abacaxi, tatu, mandioca, caju e muitas outras palavras usadas no cotidiano de todo brasileiro.
O próprio parque Ibirapuera de São Paulo – que quer dizer “lugar que já foi mato”- ou o Rio Tietê – que significa “rio verdadeiro” – são derivados do Tupi-Guarani. Estes são grandes exemplos de como essa cultura está entrelaçada ao nosso cotidiano.
O costume de descansar em redes é outra herança dos povos indígenas. Quase sempre os índios dormem em redes de palha que se encontram dentro de suas ocas (suas habitações nas aldeias).
Explicação:
Os índios tem participação muito ativa em nossa história, logo vários de seus costumes estão intrínsecos em nossa cultura.