Geografia, perguntado por alicearaujosousa, 1 ano atrás

quais os costes da alemanha??

Soluções para a tarefa

Respondido por paulohenriqueca5
0
Há algumas semanas, postei aqui no blog um artigo acerca de alguns costumes brasileiros que chamam a atenção de estrangeiros que chegam ao Brasil, em especial alemães (Para ler o texto em questão, clique aqui).

Para completar a “série” e manter um certo equilíbrio, vem aqui a lista de 7 costumes alemães que costumam ser considerados um tanto curiosos por parte dos brasileiros que chegam à Alemanha.

Quem estiver lendo um dos meus textos pela primeira vez, favor observar o fato de que eu não estou desmerecendo nenhum costume da cultura alemã! Moro aqui na Alemanha há 15 anos e adotei muitos costumes que são considerados „típicos“ alemães… A ideia é falar das diferenças culturais de forma descontraída, mas sempre respeitosa:D

Preparados? Então vamos lá:

1) Cortar o pão de sal pela metade: Os pães alemães têm fama de serem deliciosos e, na minha opinião, realmente o são! Aqui na Alemanha, a maioria das pessoas tem o costume de dividir o pão francês em duas metades, comendo primeiro uma e depois a outra, especialmente no café da manhã. É comum também passar um delicioso Frischkäse (algo parecido – bem de longe – com o nosso requeijão) no pão e ainda acrescentar geleia ou mel. Fica uma delícia! É claro que também se come o pão “interinho” e fechadinho. Nesse caso, ele é chamado de belegtes Brötchen e é vendido em todas as padarias do país, como um sanduíche “normal”.




2) Dar presente em dinheiro: O que para muitos brasileiros pode parecer um tanto impessoal, é altamente praticado aqui na Alemanha: presentear alguém com dinheiro em espécie ou vale-compras (chamado em alemão de (der) Gutschein). A ideia é proporcionar a quem vai receber o presente a chance de comprar algo que vá realmente usar. Mas, se você acha que os alemães simplesmente vão enfiar cédulas de dinheiro num envelope, você se enganou! Eles são altamente caprichosos e criativos nesse sentido, investindo bastante tempo em presentes feitos à mão, ornamentando-os com cédulas de dinheiro:



Muitos noivos alemães já têm toda a casa montada quando se casam. Por isso é comum ver em convites de casamentos uma frase (geralmente bem discreta), pedindo aos convidados que contribuam com a viagem de lua de mel, por exemplo…

3) Tomar água da torneira: Na maioria das cidades do Brasil, não é aconselhável tomar agora da torneira. Já aqui na Alemanha, isso é bastante comum devido à excelente qualidade que ela apresenta. O único ponto negativo é o fato de que a água que sai das torneiras alemãs contém um alto grau de alcalinidade, uma concentração de sais de magnésio e cálcio, o que faz com que os aparelhos domésticos fiquem com umas manchas brancas com o tempo. Especialistas afirmam, entretanto, que isso não interfere na qualidade da água da torneira (alemão: (das) Leitungswasser) e que pode-se bebê-la sem medo. A confiança por parte da população é tão grande que muitos não compram nem sequer uma garrafinha de água no supermercado, principalmente estudantes universitários. Algo que observo com bastante frequência na faculdade são os meus alunos irem ao banheiro com a garrafinha vazia, voltando com ela cheia… Muitos alemães oferecem água da torneira a seus convidados numa jarra bem bonitinha, como a da foto:

EDC_agua_toneira_02

4) Sair para passear mesmo debaixo de chuva: Aqui na Alemanha, faz bastante frio durante uma boa parte do ano, e chove bastante também. Isso faz com que os alemães aprendam desde cedo a “encarar” qualquer situação climática. Inclusive há um ditado bem famoso que diz Es gibt kein schlechtes Wetter, nur unpassende Kleidung (português: “Não há tempo ruim, somente roupa inapropriada”). Dá-se bastante valor também ao ar puro e as crianças aprendem já no Jardim de Infância que é importante dar pelo menos uma volta no quarteirão mesmo com tempo ruim… (Já escrevi sobre isso aqui no blog).



5) Pedir ao convidado para tirar os sapatos antes de entrar em casa: Há o costume de se pedir para o visitante tirar os sapatos „sujos“ (os que se usa na rua) antes de entrar. O que se costuma oferecer são pantufinhas quentinhas… Vale dizer que não são todos os alemães que o fazem, mas esse costume é bem presente entre a geração mais jovem. Já muitos idosos consideram um tanto desrespeitador deixar seus visitantes de meia:)

EDC_Tirar_os_sapatos_01

6) Comer apenas uma “refeição quente” por dia: No Brasil, muitos têm o costume de almoçar e jantar. Em alemão, usamos a expressão warm essen (tradução ao pé da letra: “comer quente”) para designar essas refeições. Já aqui na Alemanha é mais comum almoçar OU jantar. Eu, por exemplo, me acostumei a almoçar e a abrir mão da janta (melhor para o corpitcho, meninas! rsrs), fazendo apenas um lanche com pão, frios e legumes picadinhos (cenoura, pepino…) na parte da noite. Muitos brasileiros têm, por isso, a impressão de que se come muito pão por aqui…






Perguntas interessantes