ENEM, perguntado por ezildamenezes, 10 meses atrás

quais os beneficios para o imigrante e para o pais que recebe esses imigrantes

Soluções para a tarefa

Respondido por jjandrade
2
Mano, depende de quem são esses imigrantes.
Se esses imigrantes são de fuga de cérebro, o país que recebe os expatriados é beneficiado porque recebe um trabalhador de alta qualidade (no qual ele não investiu desde o começo de sua formação). Ele também acaba por conseguir cobrir uma falta desse trabalhador no seu mercado de trabalho (quer dizer, se ele é muito especializado e vai para outro país trabalhar lá, o país receptor ganha esse trabalhador para ocupar uma vaga em aberto no mercado). Já para o trabalhador, é o local onde ele encontra oportunidades de trabalho, oportunidades essas que ele não encontrava na sua pátria de origem. Além do que, o trabalhador pode acabar recebendo um salário muito maior do que caso continuasse no país de origem.
De um modo geral, os imigrantes procuram novas oportunidades, as quais não encontram onde estão; procuram melhorar suas condições de vida. Para o país receptor, isso significa mais despesas com um novo indivíduo em seu território, exceto se ele for valioso aos seus olhos - produzindo para o
progresso do país.
Não está aqui relacionada a questão dos imigrantes forçados, porque, pela definição mais recente, os imigrantes forçados (como os refugiados) não "escolhem" sair de suas origens, eles como que são obrigados a sair.

jjandrade: espero que tenha entendido
ezildamenezes: Sim, vc foi muito claro.
Perguntas interessantes