Quais os benefícios do trabalho artesanal para o artesão?
Soluções para a tarefa
O artesanato é recomendado, principalmente para a geração sênior, pois sua prática estimula a criatividade, fazendo assim que a pessoa exponha suas ideias e aptidões, o que ajuda no exercício da mente. Outras pesquisas como a da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, mostram que pessoas que realizam diariamente tarefas simples como, corte, costura, tricô, trabalhos em maneira e colagem tem sete vezes menos chances de apresentarem demência do que aquelas pessoas que não praticam atividade alguma.
Segundo estudos, o desenho, a pintura e o artesanato são tão importantes que servem como recurso terapêutico, o que acarreta na ativação dos canais sensoriais durante sua prática. Isso melhor a equilibrar as emoções e libertar a imaginação e pensamentos. Não só a mente, mas como também o corpo, o artesanato tem ação direta nas terminações nervosas, que ficam localizadas nas pontas dos dedos que estão ligadas a diversas partes do cérebro. Isso aumenta a percepção, a atenção, funções executivas e linguagem da geração sênior.
Além de todos os benefícios já citados, há outro muito importante também. A interação social que o artesanato proporciona quando é praticado em grupo. Dessa forma, com a interação através dessa prática a geração sênior tem a possibilidade de criar novas amizades e evitar o tédio e a solidão