Geografia, perguntado por Usuário anônimo, 11 meses atrás

Quais os aspectos da região sul quanto a alfabetização e modo de vida?​


leandronerde23: vou. ter que ir meu irmao ta querendo desenho
leandronerde23: tchau♥♥
leandronerde23: ata tchau♥♥
leandronerde23: oi

Soluções para a tarefa

Respondido por grazielakouda1
4

Resposta:( caso queira uma opinião pessoal)

Explicação: Meu nome é Grazi, e eu moro em SC, aqui nosso modo de vida é bem tranquilo, a partir dos 15 anos podemos começar a trabalhar de menor aprendiz, a maioria da população estuda em escolas Municipais, inclusive eu. Nossa alfabetização é bem solicitada. Eu gosto de morar aqui, pois é uma região calma.(Paraná, terra do café. Santa Catarina, terra do pinhão. Rio Grande do Sul terra dos costumes gaúchos.)

espero ter ajudado :)


leandronerde23: tem ista
leandronerde23: ksksk
Respondido por marimaluca926
1

Resposta:

Aspectos físicos: A Região Sul é a mais fria do Brasil, sendo de clima subtropical. Suas principais formações vegetais são a Mata Atlântica, as Matas de Araucárias e Matas Ciliares. Suas formações de relevo são planícies, depressões, com planaltos meridionais e atlântico. Quanto à hidrografia, há quatro rios e três bacias, sendo capaz o bastante para a produção de energia.

Muita população em pouca área: a região ocupa 6,8% do território nacional,no entanto, tem uma grande população. A densidade demográfica conferida pelos seus 28,7 milhões de habitantes é de 49,9 hab./km². Numa região relativamente desenvolvida em uniformidade nos setores primários, secundário e terciário, essa população demonstra os índices de alfabetização de maior elevação em conformidade com os registros feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Localizado na parte meridional do Trópico de Capricórnio: Única região do Brasil que situa-se quase por inteiro em clima subtropical, o Sul é a região de menor temperatura do Brasil, com sujeição a geadas e até mesmo, em certos lugares, neves cadentes. As estações do ano tem boa definição e as chuvas, geralmente, são distribuídas em uniformidade no decorrer do ano.

Paisagens geoeconômicas com grande diferença: Na vegetação original, eram diferenciadas ambas as áreas: a de florestas e a de campos. A inicial, que os imigrantes da Alemanha, da Itália e do Leste Europeu colonizaram, adquiriu uma aparência europeia, com pequenas e médias fazendas que voltam-se para a policultura. A região de campos, contrariamente, que os latifundiários ocuparam desde o Brasil Colônia, utilizou-se, no início, para a pecuária extensiva (criar gado fora do estábulo), posteriormente, da mesma forma, para cultivar trigo e soja.

Atualmente, além dessas ambas as pastagens, existem também as regiões de indústria e urbanização, destacando-se as regiões de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e de Curitiba, no Paraná.E também o pólo metal-mecânico de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, segundo maior do Brasil e um dos maiores da América Latina,sede de grandes empresas do setor, como a Marcopolo,a Randon e a Agrale. E no norte e nordeste de Santa Catarina com cidades como Joinville e Blumenau com uma indústria têxtil, logística e metal-mecânica.

Também diferenciada das regiões florestais e campestres é o norte do Paraná, região estadual a qual tem maior relação com a economia da Região Sudeste do Brasil. Sendo uma região de passagem que estende-se do limite sul do estado de São Paulo até o limite norte da parte de clima subtropical da Região Sul do Brasil, sua colonização tem ligação à economia paulista que expandiu-se em território paranaense.

Apesar dessa distinção, estas paisagens geoeconômicas integram-se, o que torna possível a caracterização da região como a de maior uniformidade do Brasil em relação ao Índice de Desenvolvimento Humano.

Perguntas interessantes