quais os 3 governadores gerais? qual sua época de governo? suas principais realizações durante seus governos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Tomé de Souza
Duarte das costa
Mem de Sá
Tomé de Souza (1549 -1553)
Duarte da Costa (1553 – 1558)
Mem de Sá (1558 – 1572)
Tomé de Souza (1549 -1553)
O primeiro a ser nomeado como governador-geral, Tomé de Souza foi o responsável por restabelecer a soberania da Coroa Portuguesa na colônia e criar a primeira capital brasileira, instalada na cidade de Salvador, na Bahia.
Ele desembarcou no Brasil com aproximadamente mil pessoas, entre elas, muitos padres e missionários jesuítas, incluindo o Padre Manuel da Nóbrega, chefe da primeira missão jesuíta na América. O objetivo desses religiosos era catequizar os índios brasileiros, convertendo-os em cristãos.
Em relação a economia, deu início às atividades pecuaristas e fundou diversos engenhos no nordeste, que eram os responsáveis pela produção do açúcar que era enviado para a metrópole.
Duarte da Costa (1553 – 1558)
Um dos principais acontecimentos do governo de Duarte da Costa foi a criação, em 1554, da cidade de São Paulo, hoje, principal cidade do país.
Ele também foi o responsável por organizar as entradas rumo ao interior do país, cujo objetivo era explorar o território em busca de pedras e metais preciosos. Além disso, enfrentou a invasão dos franceses no Rio de Janeiro e combateu fortemente os indígenas do litoral baiano, com a intenção de colonizar aquela faixa de território.
Mem de Sá (1558 – 1572)
O maior feito de seu governo foi a criação da cidade de São Sebastião do Rio do Janeiro, em 1565. A atual cidade do Rio de Janeiro foi criada por seu sobrinho, Estácio de Sá.
Ademais, Mem de Sá apenas deu continuidade às políticas e atividades iniciadas por seus antecessores. Consolidou o sistema do governo-geral, conseguiu expulsar os franceses do Rio de Janeiro, adotou medidas para aumentar a produção de açúcar e possibilitou a realização das missões jesuíticas.
Se Duarte da Costa, combateu os indígenas, Mem de Sá conseguir mobilizá-los como força de combate, visando a expulsão dos invasores franceses.