Quais o tipo de relevo que predomina no estado da Bahia
Soluções para a tarefa
Respondido por
62
Relevo: planícei na região litorânea; depressão nas regiões norte e oeste; planície na região central.
Respondido por
18
RElevo Com 561.026 Km2 situados na fachada atlântica do Brasil, o relevo do estado caracteriza-se pela presença de planícies, planaltos, e depressões. Marcado pelas altitudes não muito elevadas, o ponto mais alto da Bahia é representado pelo pico das Almas, situado na serra do Espinhaço, com aproximadamente 1850 metros.
As chapadas e chapadões presentes no relevo do estado mostram que a erosão trabalhou buscando as formas tabulares.
Os planaltos ocupam quase todo o território, apresentando uma série de patamares, por onde cruzam rios vindos da Chapada Diamantina, da a serra do Espinhaço, que nasce no centro do Estado de Minas Gerais, indo até o norte do estado, e a própria Chapada Diamantina, de formato tabular, marcando os limites a norte e a leste da Bahia. O planalto semi-árido, presente no sertão nordestino, caracteriza-se por baixas altitudes.
As planícies do estado situam-se na região litorânea, onde a altitude não ultrapassa os 200 metros. Ali, surgem restingas, praias, dunas e até pântanos. Quanto mais se caminha em direção ao interior, mais surgem terrenos com solos de fertilidade relativa, onde aparecem colinas que se estendem até o oceano.
Um único recorte na costa do estado, determina o surgimento do Recôncavo Baiano, cuja superfície apresenta solo diversificado, sendo pouquíssimo fértil em algumas áreas, enquanto em outras a fertilidade é favorecida pela presença do solo massapê, formado por terras de origem argilosa.
Um conjunto de chapadões situados a oeste recebe, na altura do estado, o nome de Espigão Mestre.
As planícies aluviais se formam a partir dos rios Paraguaçu, Jequitinhonha, Itapicuri, de Contas, e Mucuri, que descem da região de planalto, enquanto o rio São Francisco atua na formação do vale do rio São Francisco, onde o solo apresenta formação calcária.
O estado apresenta três tipos diversos de vegetação, sendo a caatinga predominante sobre a floresta tropical úmida e o cerrado.
A caatinga se apresenta em toda a região norte do estado, na área da depressão de São Francisco, e na serra do Espinhaço, deixando para o cerrado apenas a parte ocidental, e para a floresta tropical úmida, o sudeste. O clima tropical prevalece em toda a Bahia, apresentando variações apenas quanto aos índices de precipitação em cada uma das diferentes regiões do estado.
No litoral e na região de Ilhéus, a umidade é maior, e os índices de chuvas podem ultrapassar os 1.500 mm anuais.
No interior as estações de seca são mais marcantes, com exceção para região do vale do rio São Francisco.
Na serra do Espinhaço as temperaturas são mais amenas e agradáveis.
Os índices pluviométricos no sertão são bastantes baixos, podendo não chegar aos 500 mm anuais. Ali ocorrem comumente longos períodos de seca
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás