História, perguntado por joaovitorsd, 10 meses atrás

quais motivos levaram para os conflitos dos balcãs?

Soluções para a tarefa

Respondido por gabydotta019oubnit
2
Tal conflito tem em seu bojo disputas etnicas que datam mais de seis séculos, isso mesmo, tais conflitos têm origens históricas de mais de seiscentos anos. 

Tudo começou com a invasão da Europa pelo Império Otomano que expulsou e massacrou populações que já se encontravam naquela região a séculos. Durante séculos após tal invasão, os invasores condenaram a população local remanescente a uma vida segundaria e sob intensa hegemonia otomana. 

Em 28 de Junho de 1914, o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono Austro-Húngaro, numa visita à região para comemorar de forma desafiadora e um tanto quanto provocativa, o aniversário de tal intifada que levou o Império Otomano à Europa, foi assassinado pelo sérvio Gavrilo Princip, que pertencia ao grupo nacionalista-terrorista armado Mão Negra, que lutava pela unificação dos territórios que continham sérvios. O assasinato desencadeou os eventos que rapidamente deram origem a I Guerra Mundial. 

Já no decorrer da Guerra os conflitos nos Balcâs cairam para o segundo plano, dado que o conflito armado se espalhou por todo o continente. Mas recentemente no final do século passado o mundo assistiu à explosão de uma Guerra Civil na Iugoslávia que resultou no desmantelamento desse país e no surgimento da Eslovênia, Croácia e Bósnia-Herzegovina, como nações independentes. 

O conflito entre sérvios, croatas e bósnios irrompeu em função das diversas étnicas, religiosas e políticas existentes entre eles que tinham laços históricos e seculares na formação da Europa como a conhecemos hoje. 
Perguntas interessantes