História, perguntado por emirinehond, 1 ano atrás

Quais grupos sociais coloniais participaram das lutas de independência?

Soluções para a tarefa

Respondido por Maryhoran
188
Embora contasse com o apoio da população indígena, oprimida pelos espanhóis, e dos escravos, que desejavam a abolição, a elite criolla tomou o controle de todo o processo de independência e acabou a concretização das aspirações populares, como o fim da escravidão, por exemplo.
Um dos mais importantes e atuantes líderes no contexto de luta pela independência da América Latina foi Simon Bolívar. Foi chamado por muitos povos latino-americanos de “o Libertador”, ele participou ativamente dos movimentos de luta contra a Espanha. Mas quais eram os interesses desses líderes que lutaram contra a Espanha? Desejavam conquistar o poder político em suas regiões.
Os ingleses apoiaram a luta das colônias espanholas pela independência. Mas qual eram os seus verdadeiros interesses?
Para eles, interessava que as colônias espanholas conquistassem sua independência para que houvesse liberdade de mercado na região. Sendo assim, os ingleses garantiriam um amplo mercado consumidor na América Latina.
Respondido por makmorales
71

No processo de Independência da América Espanhola a maior parte dos grupos sociais coloniais participaram das lutas de independência; nativos indígenas, negros, mestiços e criollos.

O exemplo claro disso é o exército multiétnico que Hidalgo reuniu no México e Simón Bolívar mais ao sul, onde a grande multiplicidade dos grupos sociais coloniais, tanto no aspecto étnico quanto social ficou evidente.

Todos lutavam em prol do mesmo objetivo: independência para as colônias da América Espanhola; pela liberdade e pela formação de nações independentes e soberanas.

Para mais sobre a América Espanhola:

https://brainly.com.br/tarefa/10649496

Anexos:
Perguntas interessantes