Quais formas de relevo têm no Rio Grande do Sul?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Planalto Meridional, Cuesta do Haedo, Depressão Central, Escudo Sul-rio-grandense e Planície Costeira.
Explicação:
Planalto Meridional: é a região que possui as maiores altitudes do estado chegando até 1398 metros em Monte Negro, na cidade de São José dos Ausentes. Formado principalmente por rochas basálticas originadas de um grande derramamento de lava na era Mesozóica, essa é a feição geomorfológica que ocupa maior parte do estado, em torno de 50%.
Cuesta do Haedo: Região que possui a mesma formação geológica do planalto meridional, sua separação se dá por processos erosivos diferenciados.
Depressão Central: trata-se de uma faixa mais baixa entre o Planalto e o Escudo Sul-rio-grandense que corta o estado de oeste para leste, o relevo é levemente ondulado, a altitude é inferior a 100 metros com algumas exceções.
Escudo Sul-rio-grandense: Esta região pode ser conhecida como Serra do Sudeste, é a região mais antiga, no que diz respeito a formação geológica do Rio Grande do Sul.
Planície Litorânea: é o relevo mais jovem do estado do Rio Grande do Sul, formado na era Cenozoica no período Quaternário que teve seu inicio a 1,6 milhões de anos. É formada por sedimentos marinhos e fluviais depositados ao longo do tempo com as transgressões e regressões marinhas.
Resposta:
Planalto Meridional, Cuesta do Haedo, Depressão Central, Escudo Sul-rio-grandense e Planície Costeira.