quais foram os três eventos que contribuíram para o fascismo ganhar força na Europa?
Soluções para a tarefa
O fascismo é um movimento político de massa que enfatiza o nacionalismo extremo, o militarismo e a supremacia tanto da nação quanto do líder único e poderoso sobre o cidadão individual. Esse modelo de governo contrasta com as democracias liberais, que apóiam os direitos individuais, eleições competitivas e dissidência política.
→ Os 3 acontecimentos foram:
- A crise cultural do final do século (por volta de 1890 a 1905), que gerou debates sobre a degeneração e a necessidade de revolução em toda a Europa e produziu várias gerações de pensadores autoritários que mais tarde influenciaram o fascismo com seu pessimismo e elitismo.
- Primeira Guerra Mundial (1914–1918). Apesar de alguma forma essa ter sido a “revolução” que muitos autores do final do século esperavam, ela não produziu nada além de mais problemas. Os conflitos nacionais estavam fervendo, as pessoas se acostumaram à violência e aos movimentos de massa tanto de extrema direita (como os Freikorps na Alemanha ou o Epistratoi na Grécia) quanto de extrema esquerda (como os bolcheviques na Rússia). Além disso, a Turquia e a Alemanha tiveram Estados de partido único de direita pela primeira vez na história durante a guerra, enquanto Portugal viu uma ditadura militar de extrema direita.
- A Grande Depressão (1929), que levou muitos a abraçar o radicalismo político e o corporativismo, o pensamento econômico populista e tradicionalista do fascismo, para se tornar uma alternativa popular ao capitalismo e ao stalinismo.
Embora nenhum movimento fascista de pleno direito tenha existido desde a Segunda Guerra Mundial, é imperativo compreender os estágios do fascismo a fim de reconhecer quando as condições que uma vez permitiram o surgimento de tais regimes destrutivos podem estar reaparecendo.
Acesse para saber mais:
https://brainly.com.br/tarefa/17011050
https://brainly.com.br/tarefa/5646061
https://brainly.com.br/tarefa/3633187