Quais foram os principais fatores para o surgimentos da era moderna?
Soluções para a tarefa
Resposta: As Grandes navegações, O Renascimento e A Reforma Religiosa.
Explicação:
Momento de transição entre o mundo medieval e o mundo capitalista
A História Moderna é o período da história que compreende a Idade Moderna. Esse momento da História do Ocidente se inicia no final da Idade Média e se estende até a Idade Contemporânea, no século XVIII. Apesar dos resquícios do mundo medieval em alguns aspectos, essa fase foi marcada por grandes transformações, revoluções e mudanças na mentalidade ocidental.
As mudanças foram de ordem econômica, científica, social e religiosa, que serviram de base para instalação do sistema capitalista. Durante a História Moderna foi estabelecida a economia dominante, chamada mercantilismo, na qual havia uma intervenção forte do Estado. As novas articulações econômicas possibilitaram que algumas instituições se tornassem mais sofisticadas e globalmente articuladas.
A História Moderna registra o surgimento de formas de trabalho e poder diferentes das vigentes na Idade Média, de outras visões de mundo e de crença, além da mudança das relações entre os diferentes grupos sociais. O período foi de transição entre a sociedade feudal e a sociedade capitalista. Marcado por conflitos e conquistas, foi na Idade Moderna que os europeus estabeleceram contatos sólidos entre civilizações espalhadas pelo mundo.
Nesse período as nações europeias formaram grandes impérios coloniais ao redor do mundo, exploraram e colonizaram o continente americano. A História Moderna abrigou um forte desenvolvimento artístico-científico, o crescimento da burocracia e o renascimento cultural e comercial. Esses acontecimentos que possibilitaram o surgimento do Iluminismo no século XVIII e da Revolução Francesa no final do mesmo século.
Cronologia da História Moderna
Entre outros acontecimentos, a História Moderna registrou os seguintes fatos:
• 1492 – Conquista do continente americano com a chegada de Cristóvão Colombo à América.
• 1500 – Os primeiros portugueses chegaram ao Brasil.
• 1508 – A obra mais representativa do Renascimento Cultural, teto da Capela Sistina, foi pintada por Michelangelo.
• 1517 – Início da Reforma Religiosa.
• 1532 – A colonização espanhola tem início na América.
• 1542 – A inquisição foi retomada, pela Igreja Católica, na Itália, em Portugal e na Espanha.
• 1554 – Fundação da cidade de São Paulo.
• 1765 – Surgimento da Revolução Industrial com o aperfeiçoamento do motor a vapor pelo escocês James Watt.
• 1789 – Início da Revolução Francesa.
Características da História Moderna
A História Moderna se caracterizou, sobretudo, como uma época de transformações. Apesar de preservar algumas características da época da história medieval, como economia agrária, relações de servidão, privilégios da nobreza e apropriação privada do Estado, foi na Idade Moderna que foram formadas as bases do sistema capitalista, abandonando o sistema feudal presente na Idade Média. Durante a Idade Moderna houve o fortalecimento das monarquias, a colonização e exploração das terras descobertas pelos europeus, sobretudo, América e África, e o desenvolvimento econômico a partir do comércio marítimo.
Foi nessa fase da História do Ocidente que a burguesia comercial se consolidou na Europa. Outro aspecto importante da Idade Moderna foi a exploração de colônias e acúmulo de riquezas pela Europa, uma vez que nesse período os europeus estabeleceram contatos sólidos entre civilizações espalhadas pelo mundo.
Com a Idade Moderna surgiu uma perspectiva cultural possibilitada pelo Renascimento Cultural e desenvolvimento científico. Esses fatores foram determinantes para revoluções ocorridas na época. Entre elas, destacam-se a contestação do poder da Igreja Católica e a Reforma Religiosa, que deu origem à formação de novas igrejas como a luterana, a calvinista e a anglicana.
Acontecimentos marcantes da História Moderna
Uma série de transformações ocorridas entre os séculos XVI e XVIII permitiu uma nova forma de perceber o mundo. Com a nova visão, surgiram algumas necessidades como reduzir distâncias, descobrir a natureza e navegar em mares nunca antes navegados. Esses foram alguns dos acontecimentos que marcaram a História Moderna.
Esse período registrou a queda do feudalismo, a Reforma Religiosa, a Revolução Comercial, a colonização da América e o início da Era das Revoluções. Além das revoluções políticas e sociais, o momento registrou acontecimentos marcantes como: o desenvolvimento da ciência, os avanços da cartografia e produção de mapas que possibilitaram viagens mais rápidas, a secularização das políticas civis e o surgimento dos estados-nação.