quais foram os principais factores históricos e culturais que determinaram o nascimento, o florescimento e o declínio da escolastica
Soluções para a tarefa
O principal fator histórico e cultural para o nascimento da escolástico foi o cristianismo, que impulsionou a cultura ocidental durante toda a Idade Média, trazendo uma nova visão de Deus, da criação e do destino humano, na qual se destacavam temas completamente estranhos à filosofia grega, como os da imortalidade da alma individual, da autoconsciência como fundamento do conhecimento, entre outros. Foi muito forte, nesse período, a vinculação entre filosofia e teologia.
Os primeiros padres da igreja recorreram à terminologia conceitual da filosofia neoplatônica para explicar sua própria fé. Destacou-se entre eles o pensamento de santo Agostinho, retomado pela escola franciscana.
Seu florescimento deve-se as traduções e comentários dos textos aristotélicos, conhecidos em boa parte por intermédio dos pensadores árabes, como Avicena e Averróis que deram na Idade Média nova orientação às escolas teológicas e despertaram novo interesse pela lógica e a metafísica.
O século XIV representou a decadência da escolástica, empenhada em controvérsias cada vez mais sutis e incapaz de formular novas contribuições de interesse para a filosofia.
Bons estudos!