História, perguntado por kaiocezar82p555ln, 11 meses atrás

Quais foram os principais argumentos teológicos que promoveram a reforma protestante?

Soluções para a tarefa

Respondido por leticiagarciappbmdiy
6

Martinho Lutero começou a se questionar dos motivos pela qual a igreja vendia indulgencias e sesmarias, do porque somente o clero e a nobreza ter acesso a informação contida nos livros sagrados.

Diante das indulgências, ele afixou na porta da Igreja da cidade, em 31 de outubro de 1517, 95 Teses ou convites para o debate na comunidade acadêmica, desafiando a autoridade da Igreja. Por isso, foi acusado de heresia e chamado a Roma, em 1518, mas recusou-se a ir e manteve suas posições. Em 1519, participou de debate e afirmou que o “infalível” Papa podia errar.

Em 1520, recebeu uma “Bula papal” para retratar-se ou seria excomungado, queima a bula em praça publica.

É excomungado, foge, recebe abrigo por parte dos nobres que queriam romper com a igreja catolica.

Traduz a biblia para o alemão, funda o protestantismo e passa a praticar as 5 solas

Sola Scriptura (somente as Escrituras), solus Christo (salvação somente em Cristo), sola gratia (salvação somente pela graça divina), sola fides (salvação somente pela fé), soli Deo gloria (glória dada somente a Deus), além do sacerdócio universal dos cristãos.



Obs: está bem resumidinho


Respondido por rickserpe
2

Amigo, apesar do que foi dito, a verdade é que Lutero não acreditava na salvação proposta pela igreja católica, esta que emergia do sacrifício e da entrega completa e irrestrita a Deus, ele achava que isso era impossível, por conta disso que ele excluiu a devoção aos Santos, pois ele queria se afastar da ideia de homens que são capaz de tudo pelo Cristo, pois ele mesmo não o faria. Outro grande motivo foi pq ele não acreditava que a o pão e o vinho se transfiguravam no real corpo e sangue do Cristo, outra prática que ele removeu. A verdade é que Lutero tinha suas limitações na fé, e achou melhor fazer uma religião nova e falsa do que se entregar a Deus e ser humilde. A indulgencia podem ter contribuído, mas a razão foi muito mais pessoal do que politica.

Perguntas interessantes